quinta-feira, 30 de junho de 2011

CONCERTO NA SINAGOGA PORTUGUESA DE AMESTERDÃO

vista exterior da sinagoga




A Sinagoga Portuguesa de Amesterdão, denominada de "Esnoga", é uma sinagoga da Holanda, situada numa rua (Visserplein) próxima do centro histórico de Amesterdão, em frente ao Museu da História Judaica da cidade. É um edifício monumental que foi construído no século XVII (o chamado "século de ouro da Holanda") pela congregação de judeus de origem sefardita (judeus ibéricos) da cidade, a Congregação Portuguesa Israelita de Amesterdão. Hoje, após a Segunda Guerra Mundial e o resultante extermínio dos judeus (Holocausto), não existem mais do que 700 membros da congregação. Apesar disso, o imponente edifício, que escapou milagrosamente à destruição pelos nazis (a maioria das sinagogas alemãs foram incendiadas) permanece aberto ao público. (Na sua estrutura básica a fonte é um artigo da Wikipédia sobre o tema)



interior da sinagoga

Aquilo a que vamos assistir é a um belo concerto, com uma boa orquestra, com três magníficos tenores, num ambiente agradável e desenrola-se na Sinagoga Judaico-Portuguesa em Amesterdão.



A sinagoga é iluminada apenas por velas colocadas em belíssimos candelabros pendentes do tecto. Construída há cerca de quatro séculos, nunca foi electrificada. O arco, assentos, altar e tudo mais foi feito à mão, por construtores navais.


Inexplicavelmente, durante a 2ª. guerra mundial os nazis nunca se interessaram por esta preciosidade, jamais nela tendo entrado.


Encontra-se, pois, intacta e tal como foi erguida. Apreciem, então, toda a sua beleza assistindo ao concerto TUMBALALAIKA.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CERTO: "É UMA COISA DO ALÉM!"




Tal e qual, Alfredo!




(Luís Afonso, Público, Opinião, Bartoon, hoje)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

“CHAPARROS”

Ele há chaparros por tudo o que é mundo… (Abençoados. Gosto deles).

Ora um “chaparro” é assim a modos que um indivíduo curtido pelo Sol, que parece ter nascido cansado mas que está sempre atento e prestável. Mesmo que algum deles, ou a gente, esteja a descansar, há sempre um pronto a ajudar.

Os “chaparros” têm uma característica quase única: evidenciam a sua superioridade rindo-se das estórias que deles se contam.



Até na Damaia há “chaparros”, e é um grupo deles aí moradores (calhando descansando agora muito menos que quando lá no “monte”) que compõem um coral à moda da terra (chapéu preto e lenço vermelho ao pescoço, à maneira, pois “atão”) e nos traz uma descrição, cantada, do Alentejo dos nossos dias. Ora assista.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O NOSSO VELHO ALFREDO






Sempre atento... não lhe escapa uma!




(Luís Afonso/Opinião/Bartoon/hoje)

domingo, 5 de junho de 2011

JÁ QUE INSISTE…






Fez-se-lhe a vontade.



Mas de uma sua qualidade ninguém ousará duvidar: a inteligência.

Já no que respeita a outras características da sua personalidade… Todos sabemos que há voluntarismo e voluntarismo; determinação e determinação.



Ele mesmo constatou (ou alguém lho fez ver) que seria sempre parte do problema, que não da solução.



O país bateu no fundo. Há que trazê-lo à superfície

quinta-feira, 2 de junho de 2011

«BLOGUES DE GAJA»







Não sou muito versado na matéria (não são assim tantos os blogues que conheço) mas acho magnífica esta reedição de “blogues de gaja” porque já passei os olhos por bastantes.


Tem razão o blogueiro rps do “funes, el memorioso” que nos traz este delicioso naco de prosa, porque ”um blogue de gaja é uma chuchadeira. As gajas dos blogues de gaja são as ponhonhós da blogosfera”.
Mas há mais: em muitos blogues de gajas, e por vezes, elas pretendem ser voluptuosas… Coitadas! Não são mais que umas nhonhocas (também não precisa de explicação o significado): os seus pretensos requebros não passam de uma frustrante e delambida pepineira.



Ah! Mas atenção! É que, conforme também lembra o blogueiro citado “há blogues femininos muito interessantes. São os blogues de mulher, bem diferentes dos blogues de gaja. Se há! E muito bons.


Mas, nada melhor que ler o original.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

IDEIA LUMINOSA E SALVADORA

clique na imagem para a aumentar


Os excessos de alguns políticos (nem é necessário considerar os abusos, basta a sua actuação interesseira) é que nos conduz a apreciações e conclusões exageradas relativamente a outros…


Para a maioria dos casos não parece que seja de enjeitar tão luminosa ideia e tão eficaz solução.
 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */