A notícia causou uma certa ansiedade a alguns pacatos portugueses: milhares de ratos preparam-se para, a partir de Espanha, invadir o nosso país, já muito infestado de tão repelentes criaturas.
Não muito dado à blague, VPV logo cozinhou uma crónica onde alia o humor a certas movimentações sub-reptícias bem ao jeito dos roedores.
E a fábula saiu-lhe bem.
“Se não vêm para se suicidar, o que vêm fazer a Portugal os ratos da Espanha?” – perguntava, muito a propósito, Pulido Valente.
“Alguém com certeza enganou os ratos”, mas “ninguém sabe quem lhes meteu na cabeça esta ideia extravagante”. E sem desarmar, antes pegando bem no “palio” prossegue: “acreditaram na “recuperação” de Sócrates? Julgam que não pagam impostos? Não ouviram falar do desemprego? Contam com Cavaco?”
Depois de lhes prever um futuro para o sombrio, VPV remata: “se não apanharem um processo disciplinar, nem os puserem no quadro de excedentes, voltam para Espanha com menos 15 gramas dos 30 com que atravessaram a fronteira”.
Divertida a crónica de Pulido Valente. Mas, rezingão e venenoso, como costuma ser, tinha de dar uma alfinetada (no mínimo) em alguém...
Ora ratos e outros roedores assim como percevejos e outros parasitas, que lhes costumam andar associados, é o que mais há por cá...
Só não percebi porque haveria de misturar VPV a rataria com o BCP e com a Opus Dei!
Acho que sobre respeitáveis instituições não devia o verrinoso colunista lançar suspeitas nem atoardas...
Tirando esse aspecto, que acho altamente condenável, de resto PV mostrou que também tem um apurado sentido de humor.
Raramente. Mas acontece.
"Chefes de nós mesmos"! Bela metáfora para nosotros... Nem sempre presente mas muiiiito próxima, das tuas ideias de ratazanas, peste, opus e opas. Já se esqueceram da gripe avícola, agora é mais morte viária. E a frieza dos números, tal como a percentagem de décimas de desempregados, de décimas de aproveitamento escolar, de décimos de descontentes... Aos milhares, agora, só para ver passar aviões!
ResponderEliminarUm país de duodécimos, zeros à esquerda, apagando o fogo grego e deixando troianos a arder. Obrigada pela tua "Constância" mas, claro, abraços à T. Saudações amigas!
Essa do VPV raramente demonstrar o seu sentido de humor,não é justa!
ResponderEliminarAlém de óptimo vinagre,VPV sempre foi um dos nossos melhores humoristas(não estou a confundir com comediantes) e tem "destilado" com grande classe.
Esta dos "...ratos..." está ao nível dos grandes mestres!
É humor de "cartoon"!
Com gin,ou com uisque,que apareça mais,a este nível!
Fora com as ratazanas de saia azul escura,meia branca até ao joelho e chapelinho de palha com fita bordada!
Que os dedos continuem leves,por muitos anos,ao VPV!
Encontrei-te lá na Bettips, por acaso a primeira a comentar-te aqui, e vim fazer-te uma visita.
ResponderEliminarGostei. Voltarei para comentar.
Beijinhos
Bom domingo!