quinta-feira, 30 de junho de 2011

CONCERTO NA SINAGOGA PORTUGUESA DE AMESTERDÃO

vista exterior da sinagoga




A Sinagoga Portuguesa de Amesterdão, denominada de "Esnoga", é uma sinagoga da Holanda, situada numa rua (Visserplein) próxima do centro histórico de Amesterdão, em frente ao Museu da História Judaica da cidade. É um edifício monumental que foi construído no século XVII (o chamado "século de ouro da Holanda") pela congregação de judeus de origem sefardita (judeus ibéricos) da cidade, a Congregação Portuguesa Israelita de Amesterdão. Hoje, após a Segunda Guerra Mundial e o resultante extermínio dos judeus (Holocausto), não existem mais do que 700 membros da congregação. Apesar disso, o imponente edifício, que escapou milagrosamente à destruição pelos nazis (a maioria das sinagogas alemãs foram incendiadas) permanece aberto ao público. (Na sua estrutura básica a fonte é um artigo da Wikipédia sobre o tema)



interior da sinagoga

Aquilo a que vamos assistir é a um belo concerto, com uma boa orquestra, com três magníficos tenores, num ambiente agradável e desenrola-se na Sinagoga Judaico-Portuguesa em Amesterdão.



A sinagoga é iluminada apenas por velas colocadas em belíssimos candelabros pendentes do tecto. Construída há cerca de quatro séculos, nunca foi electrificada. O arco, assentos, altar e tudo mais foi feito à mão, por construtores navais.


Inexplicavelmente, durante a 2ª. guerra mundial os nazis nunca se interessaram por esta preciosidade, jamais nela tendo entrado.


Encontra-se, pois, intacta e tal como foi erguida. Apreciem, então, toda a sua beleza assistindo ao concerto TUMBALALAIKA.

1 comentário:

aminhapele disse...

Tive oportunidade de a visitar.
Com a Rosa Maria a tiracolo e uma caixa de madeira debaixo do braço.
Não assistimos a qualquer concerto mas,dali,ainda fomos fazer umas compras ao "mercado das pulgas" e acabámos a comer qualquer coisa num restaurante indonésio.Não podia ser outro.Tinha que ser num baratinho...
Estávamos em 1976.

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */