terça-feira, 6 de julho de 2010

… E, JÁ AGORA…



.


Não é só nas suas obras maiores, monumentos únicos lidos em dezenas de línguas estrangeiras em tantos países do mundo, que se sente o pulsar de Saramago, preservando a sua memória, é até mesmo nos “Cadernos de Lanzarote”, o seu diário, repositório de reflexões avulsas, de críticas e opiniões sobre diversos assuntos, de pensamentos e máximas sobre os mistérios da vida e o decurso dos dias que delimitam a nossa curta existência.

Neles toma posição indisfarçável de violenta repulsa acerca do que são os meios e os pretextos para tornar a vida no Mundo cada vez mais insuportável para a maioria dos seus habitantes.

Assim, ao ouvir falar num eventual projecto, do parlamento peruano, de privatizar a exploração de importantes zonas arqueológicas, como Machu Picchu e a cidadela pré-inca de Chan Chan (“la loca carrera privatista de Fujimori”), corria o ano de 1995, logo verte no dia 1 de Setembro toda a raiva e a revolta que lhe vai na alma, ao ponto de rematar a sua indignação com uma frase nada comum na sua fraseologia habitual!
.
.

«Privatize-se Machu Picchu, privatize-se Chan Chan, privatize-se a Capela Sixtina, privatize-se o Pártenon, privatize-se o Nuno Gonçalves, privatize-se a Catedral de Chartres, privatize-se o Descimento da Cruz de António da Crestalcore, privatize-se o Pórtico da Glória de Santiago de Compostela, privatize-se a cordilheira dos Andes, privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for o diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo… E, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»

(cfr Cadernos de Lanzarote, Diário-III, págs 147/148, Ed Caminho, 2ª edição, 1996)



1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho os "cadernos" mas não me lembrava. E quem tem a memória de tantas intervenções desse Homem Inteiro? Pelo Mundo fora, pela palavra, pela escrita, pela atitude?
Vês, quando me refiro ao cansaço de quem pode (ou pôde) e não faz, não diz, escusa-se ...? Imperdoável, tanto mais que temos exemplos assim, como ele, da coerência.
Obrigada por lembrares esta tão presente situação (95 já foi há uns anos...).

Abçs.
da bettips

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */