sábado, 31 de maio de 2008

CARPIDEIRAS



A direita – certa direita – adopta as nossas bandeiras. Aparentemente.
Não me refiro a uma direita assumida, consciente e civilizada, onde militam uns senhores respeitáveis e coerentes, cuja opinião devemos cotejar, ainda que com ela, e em muito grande medida, não possamos concordar.
Não é a essa direita que aludo.
Falo da direita manhosa, oportunista, impostora, alarmista, de conversa pastosa. Farisaica.

É essa direita que nos remete textos dos media, e ainda mails e vídeos que traduzem a insegurança, a inconformidade, o descontentamento, o desespero – da esquerda – com um governo que se autoproclama socialista. Como se fizessem parte desse coro de descontentes. Tudo, evidentemente, para iludir certos incautos e algumas almas mais cândidas...

A essa ala mais refinadamente reaccionária do leque ideológico se referia ontem, no Público, Vasco Pulido Valente, ao observar: «a direita agradece o serviço a Sócrates, mas, no fundo, não o engole.»
Pois é claro que não engole mas finge estar com ele descontente, pegando em (alguns) cartazes da esquerda desiludida com este PS e com este governo neoliberal, não, é evidente, para que o governo e “este” partido que o suporta, façam uma pausa reflexiva e alterem o seu rumo... Nada disso: antes pretendem é fazer alargar a “mancha”, o número dos descontentes, com vista à sua queda.
Actuam como carpideiras, não sei se pagas se, apenas, augurando, para si e para os seus, futuras e consoladoras prebendas. Mas carpideiras, afinal, da falência “deste” socialismo.

Trazem-me à memória uma citação que me enviaram por mail, recentemente, de um teólogo e escritor brasileiro, Frei Beto: «as carpideiras da falência do socialismo não se perguntam por suas causas nem denunciam o fracasso do capitalismo para os 2/3 da humanidade que, segundo a ONU, vivem abaixo da linha da pobreza. Assim, abraçam o neoliberalismo imaculado. E o adornam com o eufemismo de "democracia", embora ele acentue a desigualdade mundial e negue valores e direitos humanos cultivando a idolatria do dinheiro e das armas.»

Essa é que é essa.

Uns safados.

2 comentários:

aminhapele disse...

É um regresso em grande forma!
Tem toda a razão jlf.
Os direitinhas,a quem o governo rapinou as suas bandeiras,pegam nas nossas (ainda que com alguma repugnância) e tentam pertencer à nossa mancha de descontentes.
E cada vez que alguém vai no engodo,para eles,é uma festança.
Que se divirtam com as eleições santânicas...

Unknown disse...

Concordo com aminhapele. Regressaste em grande forma. Continua. Carlos

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */