sábado, 14 de fevereiro de 2009

“CÂMARA HUMANA”


O vídeo aqui apresentado (recordado, para alguns) reúne excertos do filme «Beautiful Minds: A Voyage into the Brain».
Neste clip acompanhamos um resumo do breve sobrevoo de Stephen Wiltshire, durante 45 minutos, sobre Roma, cuja pormenorizada imagem ele apenas regista na sua memória para depois reproduzir em tela, já que tem talento para o desenho. É espantoso como o cérebro do jovem britânico absorve e armazena tanta e tão minuciosa informação, em tão curto espaço de tempo, que ele “decalca” em tela com igual detalhe e inexcedível rigor, durante três dias…
Stephen Wiltshire, autista, é considerado um dos 100 génios do mundo, com essa particularidade.
O desafio de, nestes termos, reproduzir a vista área da cidade foi proposto a Wiltshire, compreensivelmente conhecido pelo “câmara humana”, pelo canal de televisão britânico Channel 5.

Quase duvidamos que possa ser possível alguém ter uma tão prodigiosa mente como aquela de que é dotado Stephen Wiltshire, qual memória fotográfica de espantosa precisão.

Os mistérios e os meandros do cérebro humano - memória, percepção, consciência, enfim, conhecimento - são tema de antigas e demoradas pesquisas e são, para nós, matéria de impressiva reflexão.

Este vídeo é mais um contributo para uma viagem a esse brumoso mas espectacular mundo da vida e do corpo humano, das suas inesgotáveis surpresas e das suas inimagináveis capacidades.

.

.

1 comentário:

aminhapele disse...

À memória fotográfica alia uma espantosa técnica:a de saber retratar o que viu.
Espantoso!

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */