terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DEMAGOGIA, DIZEM ELES

.
recessão, pela pena de Rick Wolff

.
.

Há um ano, o governo e os parceiros sociais assinaram um acordo para, em 2010, aumentar o salário mínimo de 450 para 475 euros. Menos de 1 euro por dia! Mas agora, as confederações patronais – que assistem mudas e quedas ao escândalo dos vencimentos dos gestores – vêm ameaçar que se o salário mínimo subir para 475 euros será um desastre nacional. E, em contrapartida, propõem 460 euros! Isto é, uma subida de 33 cêntimos por dia!
Estes senhores exageram na sua egoística cegueira e na total falta de sensibilidade relativamente às necessidades daqueles que garantem os seus altos proventos


Um recente relatório da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) revela que o salário anual médio dos administradores da banca e empresas cotadas na bolsa foi, em 2008, de 64.750 euros por mês (cerca de 13 mil contos mensais ou 426 contos/dia).
64.750 euros por mês equivalem a 136 salários mínimos. Isto é, para atingir o valor do ordenado mensal de um desses gestores, um trabalhador que receba o ordenado mínimo terá de trabalhar mais de 11 anos!!!

2008 e 2009 – todos o sabemos e sentimos – foram anos de crise, de falências, de desemprego galopante, de apertar o cinto. Mas, enquanto a esmagadora maioria dos Portugueses deitava contas à vida, cortava nos gastos, fazia sacrifícios ou – nos casos mais dramáticos – cortava no seu mínimo de subsistência e passava fome, os senhores do dinheiro tiveram, em média, aumentos de 13 %.
13% dos 777 mil euros que em 2008 constituíam o o salário anual médio dos administradores da banca e empresas cotadas na bolsa são cerca de 100 mil euros, qualquer coisa como 20 mil contos por ano e para cada um. Só de aumentos!


Depois vejam-se as escandalosas regalias e mordomias que ultrapassam todos os limites do imaginável e do decoro que o autor do artigo enumera!
E são muitos destes umbiguistas incorrigíveis e insaciáveis pessoas de prática religiosa, mas membros de instituições muito intimamente ligadas ao poder terreno e material da igreja de Roma
Mas quem não está, de há muito, habituado a ver em tantas dessas virtuosas criaturas uma prática bem ao invés dos princípios por que dizem reger-se? E bem longe dos valores pregados por J Cristo?

É esta a matéria versada num interessante e realista recente artigo de José Niza no jornal O Ribatejo e que verti no Apostila..

,.


Ler,pois, O NATAL DOS BANQUEIROS

.

.

Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */