sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A CURTA MEMÓRIA DOS ALEMÃES… OU A IMPÁVIDA ATITUDE DO CLUBE DOS RICOS…




O alemão (de Munique, Baviera) Albrecht Ritschl, de 52 anos, Professor de História Económica da London School of Economics deu uma entrevista, em 21 de Junho de 2011, ao Spiegel online, conduzida por Yasmin El-Sharif.

A entrevista tinha o título (em tradução livre): “A Alemanha foi o mais remisso devedor do século XX”. Sem eufemismos e em termos vulgares: A Alemanha foi o país mais caloteiro do séc. XX.

O antigo chanceler Konrad Adenauer (à esquerda) durante um encontro com a Alta Comissão dos Aliados em 1951: o incumprimento de indemnizações implica um gesto de defesa

O texto do Spiegel online pode ser visto aqui.


Uma súmula dessa entrevista pode ler-se no jornal Económico de 24.08.2011, desta vez com o título “Alemanha Rainha das Dívidas”.

 A chanceler Angela Merkel.
A Alemanha é hábil em, conforme as circunstâncias
e os seus interesses, vestir a pele de lobo ou de cordeiro.

A referida súmula pode ser lida aqui.

De entre os 26 comentários que se seguem ao artigo, só me lembro de um comentador que, repetidamente, defende a Alemanha e se insurge contra o historiador. Diz e repete esse comentador, em resumo: «As chamadas “indemnizações de guerra” são um puro roubo ou espoliação vergonhosa que os países vencedores impõem aos vencidos, segundo critérios de mera conveniência e oportunismo descarado. Para além disso, a Alemanha arcou com muitas dessas exigências imorais após a II Grande Guerra, contrariamente ao que quer fazer crer essa prosa imprecisa de Ritschl, que apenas revela aquilo que lhe convém.»

Mas logo outro comentador deixa este comentário fulminante: «Eu também acho um roubo imoral exigir reparação a um pais invasor que destrói um pais e, mais tarde, tem a pequena infelicidade de ser derrotado.»





(Do texto do jornal Económico, aqui confirmado por remissão, recebi, há meses, uma transcrição por mail. Que agora repasso, já que não perdeu actualidade.
Obrigado, A Cristina F)




Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */