sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FESTAS FELIZES?




“Festas felizes” - é cada vez mais redondo e inexpressivo o verbo.
Simulam-se, talvez, festas. Mesmo assim, cada vez menos.
Mas felizes? Como?
.
O tráfego louco na cidade, nos dias que antecedem o Natal, é um exercício masoquista de fuga para a frente, na tentativa de chegar às catedrais do consumo. As mega-superfícies estão a abarrotar de gente ansiosa que não atina com aquilo que se pode comprar com os magros euros que restam da insaciável gula do fisco, ou que sobram das já de si magras pensões ou mensalidades, numa tentativa de manter uma tradição: os presentes natalícios.
Mas ao cabo e ao resto, a incerteza do amanhã é o centro das suas preocupações e o tema inevitável das conversas.

Não dá, realmente, para esconder os efeitos do arsenal da crise. De inevitável recorrência, o desmontar da teia complicada com que madoffs, rendeiros, costas e outros figurões de que se não pronunciou ainda o nome, vão lançando o pavor sobre pequenos aforristas que não sabem se terão, ao menos, as suas economias garantidas por valor igual ao da aplicação que lhes cofiaram...
.
Como, “festas felizes”?
.
.
.

Depois…
Depois, a muitos o que nos assalta é uma enorme (tantas vezes indisfarçável) nostalgia. (Talvez acentuada pela ansiedade e a incerteza).

.
Não do tempo em que, muito crianças, quase nem dormíamos na noite de Natal para irmos, bem de manhãzinha, espreitar o que o Menino Jesus tinha deixado no sapato. Mas do tempo em que para o Natal – espaço íntimo de manifestação de amor, amizade e de sensível solidariedade – havia mais tempo (refiro sobretudo um tempo psicológico) e outra disponibilidade para o preparar e viver.
Depois… Há a saudade dos que se foram finando pelo caminho.
.
.
Então, o Natal era um espaço, nomeadamente de tempo, suficientemente adequado para unir famílias e amigos.
Hoje… um hiato, representado pela entrega apressada dum presente.
.
“Festas felizes” num instante?!
Para gáudio, apenas, do comerciante?

.

Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */