quarta-feira, 22 de abril de 2009

CAVACO NÃO RESISTIU

.
Quando há dias o Presidente Cavaco Silva falava no CACEG (Congresso da Associação Cristã de Empresários e Gestores) ninguém, de seu normal senso, ignorou que a sua mensagem se dirigia ao governo e aos empresários e gestores portugueses.
Foram particularmente duras as suas palavras dirigidas ao Governo: “seria um erro muito grave, verdadeiramente intolerável, que, na ânsia de obter estatísticas económicas mais favoráveis e ocultar a realidade, se optasse por estratégias de combate à crise que ajudassem a perpetuar os desequilíbrios sociais já existentes”. E noutro passo: “esta não é altura para intervencionismos populistas ou voluntarismos sem sentido. Os recursos do país são escassos e é muito o que há ainda por fazer. É preciso garantir o máximo de transparência na utilização dos dinheiros públicos”. Ou estas, que tinham como alvo os segundos, os gestores e empresários: "seria um erro pensar que a obrigação de acautelar os princípios de justiça, de equidade e de coesão recai apenas sobre os decisores políticos. É nas empresas e no diálogo entre elas e dentro delas que começa esta responsabilidade"
Dessas ásperas críticas se fizeram eco, abundantemente, os media, designadamente o Público, como por exemplo no Editorial tirado pelo seu director-adjunto Paulo Ferreira, há dias.
Particularmente contundentes, também, foram as referências feitas pelo Presidente às relações entre o Governo e alguns grupos empresariais, o que levou aquele jornalista a referir a situação de estar o Governo, “até certo ponto, capturado por esses agentes na definição e execução de políticas”, chamando, do mesmo passo, a atenção para essa perigosa relação que, qual medalha, tem um verso e um reverso. Ou seja, se há grupos que “têm governantes ‘no bolso’”, outros há que “esperam que seja o Governo a resolver os seus problemas”.

.
Primeiramente, a reacção do governo foi a esperada, e o costumado ritual do executivo foi, desta vez, cumprido por Teixeira dos Santos que, com a habitual falsa candura, “disse que não entendia as palavras do Presidente da República como um recado para o Governo”.
.
Curiosamente, e a este propósito, lembra hoje o “escrito na pedra” que o filósofo alemão do séc. XIX, Friedrich Schelling, confirmou não existir absurdo que não encontre o seu porta-voz…
.
Eram demasiadamente indiscutíveis os destinatários daquelas palavras. E o Governo preferiu não insistir no ridículo de pôr asas e assobiar para o lado.
.
Haverá algo criticável na atitude do Chefe do Estado?
Creio que nada mais que o ser tardia.

.
É por de mais evidente que esta aspereza do Presidente veio em muito má hora para este PS.
Mas já se sabe o que acontece a “quem semeia ventos…”

.
.

Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */