terça-feira, 28 de abril de 2009

FOI PARA ISTO QUE FIZEMOS O 25 DE ABRIL? (2)

.
Qual grito de Ipiranga, foi numa tarde do já distante Verão de 1987 que Dias Loureiro se livrou do seu mais que provável destino de proprietário de uma pequena mercearia, lá na terra, e conseguiu confirmar ter saído do anonimato.
Nessa tarde estival, lápis atrás da orelha, Loureiro pai aviava, no remanso próprio das berças, os seus habituais fregueses das costumeiras mercancias do dia a dia: as batatas, o arroz, o feijão (feijão, mesmo) … Eis senão quando toca o telefone (do posto público) e do outro lado da linha o Nelito, nervoso de excitação e deslumbramento, grita e rejubila:


“Paaaaaai sou mnissssssstro…!”

Todo o país ouviu, atónito.
Todo o PPD se regozijou, esperançoso.

Claro que o Sr Loureiro fechou de imediato a loja e, convocados através de afobado moço-de-recados o presidente da Junta, o prior e o mestre-escola, e o povo, pelo passa-a-palavra e por meia dúzia de foguetes, iniciaram-se as comemorações da promoção do insigne filho da terra, com lauta e bem regada mesa, ao som de música folclórica entrecortada pelos discursos, aprumados, daquelas três altas entidades, até aos de outros conterrâneos desvanecidos que, festa adiante, mais pastosamente debitavam o que lhes ia lá na alma, de suprema felicidade.

Menos de 20 anos depois, o jovem Nelito passou de cidadão de normais (talvez modestos) haveres a multimilionário.

Havia pesadas portas de chumbo que Abril fechara. Mas que “cristãos novos” da novel situação haviam de conseguir escancarar a amigos e “compadres”, depois a oportunistas e sabotadores.

Uma peça do blogue “Cravos de Abril”, fazia, em Dezembro último, uma recensão rigorosa e fidedigna de alguns malabarismos financeiros do homem que desdenhara do negócio paterno do arroz e grão-de-bico e o trocara pelo do ferro-velho e da sucata…
E sabe-se lá que mais!...

Mas deixemos os entretantos e mergulhemos
neste post do referido blogue…

E veja as teias complicadas que Abril permitiu.


.
Não, decididamente não foi para isto que o fizemos.

.

1 comentário:

aminhapele disse...

Que bela dupla!
Entre as melhores da semana,estou indeciso entre esta e a do Sarkozy com o Zapatero.

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */