terça-feira, 7 de abril de 2009

INSÓLITO? UMA AFRONTA, ISSO SIM!


«Qando a última árvore tiver caído,

quando o último rio tiver secado,

quando o último peixe for pescado,

alguns vão entender que dinheiro não se come».

(Greenpeace)

Não se trata de utilizar o engenho, a técnica, a arte e a inteligência do homem ao serviço da humanidade para seu benefício e geral bem-estar.


Trata-se antes de um excesso de que raríssimos podem beneficiar e para além das suas normais e atendíveis necessidades.


Raramente as expressões "luxo asiático" ou "história das arábias" podem ser empregues com tão grande propriedade. . .


Não digo que não fico impressionado!

Talvez, mesmo, esmagado!!!...

.

Mas… . . Pasmem e reflictam!


.


O Dubai é o segundo emirato em área e o primeiro em população dos sete Emiratos Árabes Unidos/EAU (sendo Abu Dhabi um dos dois mais conhecidos e o mais extenso. Os restantes são pouco conhecidos).


A cidade de Dubai é a mais populosa dos EAU, e existe como cidade desde 1830, tendo antes sido uma pequena aldeia de pescadores.

..

Dubai (00)


Uma imagem da cidade de Dubai nos anos 60.


O xeque Mohammed bin Rashid al Maktoum (n. 1949) liderou a transformação deste reino de uma aldeola de pescadores em paraíso fiscal e capital mundial de uma extravagância “reluzente de excessos”.


Sheikh Mohammed (seu título honorífico) é o actual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emiratos Árabes Unidos, além de ser emir do Dubai.

Dubai (01)


Uma panorâmica da cidade em 1990.


Como se vê, no início da década anterior à actual Dubai pouco mais era que uma pequena cidade contornada por um imenso deserto. Note-se contudo, que desde já se perfila o traçado da enorme Sheikh Zayed Road, a principal avenida da cidade (comparar com as imagens 02, 03, 34 e 51).

.Dubai (02)

Escassos anos depois, em 2003, veja-se a acentuada diferença da mesma avenida e espaços adjacentes relativamente à foto anterior!
.
..
Dubai (03)

Quatro anos depois, em 2007, é impressionante a ainda mais notória diferença da mesma avenida, e adjacências, relativamente às imagens precedentes


Dubai (04)

Esta imagem mostra bem a febril loucura da construção na cidade. Nela se concentram, então, entre 15 a 25% dos guindastes de todo o mundo!...
.
.
.

Dubai (05)

Uma perspectiva da ultramoderna orla marítima da cidade que quase surgiu da noite para o dia.

.

Dubai (06)

O boom de construção que este plano revela, em parte, aconteceu entre 2003 e 2008.
.
.

Dubai (07)

Imagem de uma das célebres ilhas das Palmeiras.

Para a criação destas grandes ilhas foi usada uma nova tecnologia de dragagem holandesa.

Trata-se das maiores ilhas artificiais do mundo e a sua forma pode ser melhor apreciada do espaço.

Serão “construídas” três destas Palmeiras, sendo a última a maior delas.

....Dubai (08)

Antevisão de outra Palmeira e de outro luxuoso resort; uma vez concluído, o resort terá 2.000 luxuosas vivendas, 40 hotéis de luxo, shopping center, cinemas, e muitas outras instalações - tudo para uma população que se estima em cerca de 500.000 pessoas.

Anuncia-se que será visível da Lua.

.

Dubai (09)

Mas há mais, em matéria de resorts, para além das ilhas das Palmeiras. Como, por exemplo, este conjunto de 300 ilhas, também artificiais, que, vistas do espaço, formarão um mapa-múndi. Cada ilha terá um módico custo calculado em entre 25 e 30 milhões de dólares!

Este arquipélago será designado por “The World” .
.
.
.

Dubai (10)

Imagem do Burj al-Arab – igualmente situado numa ilha artificial – que, no mundo, será o único hotel de 7 estrelas, o mais alto e mais luxuoso.
..
..

Dubai (11)
.
Este será o Hydropolis: o primeiro hotel subaquático do mundo. Completamente construído na Alemanha espera-se que seja depois aqui montado, durante o ano de 2009, sob as cálidas e serenas águas do mar.
.
.
.
Dubai (12)
.
The Burj Dubai (ou seja, "A Torre de Dubai"). Com os seus mais de 800 metros de altura, será o segundo edifício mais alto de mundo (depois do Al Burj – imagem 14)
..
.


Dubai (13)
.

Antevisão do centro da cidade dominado pela silhueta do Burj Dubai, que vimos na imagem anterior.
.
.
.
Dubai (14)
.

Antevisão do Al Burj, a edificação mais alta do mundo, com 1200 metros, que se prevê concluída em 2010. Será três vezes mais alta que o Empire State Building.
.
.
.


Dubai (15)
.

Por falar de edifícios marcantes desenvolvidos em altura, veja-se “A Torre” (Al Burj) em comparação com outras torres famosas do mundo.
.
.
.


Dubai (16)
.
Antevisão do Burj al Alam (ou The World Tower ou Torre do Mundo) que será o hotel mais alto do mundo, com 501 metros, cuja conclusão se prevê para 2010.
.
.
.

Dubai (17)
.
The Trump International Hotel & Tower que será o centro de uma das palmeiras: The Palm Jumeirah.
..
.


Dubai (18)
.
O Dubailand, de que se mostra aqui uma antevisão parcial, será duas vezes maior do que o actual maior parque de diversões do mundo, o Walt Disney World, em Orlando, USA
.
.

.
Dubai (19)
.
Outra perspectiva, também parcial, do projecto do mega parque de diversões da cidade de Dubai (Dubailand)
O Dubailand ocupará uma área de mais de 277 Km2 ou seja, mais de 27 ha (o que equivalerá a cerca de 3 vezes a área da cidade de Lisboa). Prevê-se que o Dubailand venha a custar 20 mil milhões de dólares. Aí se irão implementar 45 mega projectos e outros 200 projectos menores.
.
.

.
Dubai (20)
.
Outra perspectiva da antevisão do Dubailand
.
.

.
Dubai (21)
.
O Dubailand albergará, ainda, uma cidade desportiva, de que se apresenta, aqui, um dos conjuntos de parques, quer em recintos abertos seja em espaços fechados.
.
.

.
Dubai (22)
.
Dubailand, de novo – uma das grandes apostas de todo o complexo, já que se prevê que seja maior destino turístico do mundo com cerca de 200 mil entradas diárias.
.
.

.
Dubai (23)
.
Desta vez uma antevisão da marina; quando terminada esta área, nela se situarão mais de 200 altos edifícios.
.
.

.
Dubai (24)
.
Uma vez mais Dubailand, agora para apresentar o Ski Dubai.
.
.

.
Dubai (25)
.
E as surpresas não param: agora a lagoa e as torres exóticas.
Dubai Towers, esta a designação, será um conjunto de apartamentos, escritórios e hotéis com edifícios de 57 e 94 andares. A maior das torres pode chegar até 400 m de altura.

..
.

Dubai (26)
.
Dubai Towers dum outro ângulo.
.
.
.

Dubai (27)
.
Uma das ilhas do arquipélago 'O Mundo' (vista relacionada com a imagem 09)
.
.

.
Dubai (28)
.
Um pormenor da cidade, de acordo com os novos projectos.
.
.
.
Dubai (29)
.
Outro pormenor da zona ribeirinha da extravagante cidade do Golfo, grande parte ainda em projecto.
.
.
.

Dubai (30)
.
Já que excêntrica, aí está a arquitectura dinâmica (torres ‘semoventes’).
.
.
.

Dubai (31)
.
Mais um pormenor do exotismo de Dubai que apostou transformar-se numa das cidades mais sofisticadas do mundo. Em matéria de hotéis promete estar à frente de todas as mais. Este sumptuoso hotel de 7 estrelas terá 28 andares, 2 florestas, spa, galeria de arte e um restaurante abaixo do nível do mar. O Aperiron – assim se chama - será erguido a 300m da costa e só terá acesso por barco ou helicóptero.
Até então, o único hotel do mundo, tão “estrelado”, era o Burj al-Arab (imagem 10)
.
.

.
Dubai (32)
.
Uma outra vista da Sheikh Zayed Road, da megalómana cidade do Golfo.
..
.


Dubai (33)
.
Vista aérea de uma 'palmeira'. São três as ilhas das Palmeiras e são as maiores ilhas artificiais do globo.
.
.
.

Dubai (34)
.
Uma perspectiva da Palmeira Jumeirah, a maior e a mais importante das três grandes ilhas artificiais - (cfr com imagem 17, acima)
.
.
.
Dubai (35)
.
A cidade de inenarráveis e arrojados projectos, conta também com este centro de ciência espacial
..
.

Dubai (36)
.
Novos exemplos de edifícios de sumptuosa e chocante extravagância na zona ribeirinha da cidade
..
.

Dubai (37)
.
Uma vista geral do Aeroporto Internacional Central, o que logo deixa antever tratar-se de um dos aeroportos da cidade. Este aeroporto está projectado, como não podia deixar de ser, para constituir o maior (em área) e provavelmente o mais movimentado do planeta.
.
.
.

Dubai (38)
.
Uma vista do 'free shop' de um dos terminais da aerogare do aludido Aeroporto Central
.
.
.

Dubai (39)
.
Uma outra panorâmica da aerogare do mesmo aeroporto e de um dos seus terminais
..
.

Dubai (40)
.
Uma perspectiva de uma pequena parte da cidade desportiva da cidade
..
.

Dubai (41)
.
Uma antevisão das torres dançantes
..
.

Dubai (42)
.
Imagem virtual de torres e arranha-céus rompendo as nuvens
..
.

Dubai (43)
.
Uma amostra da afluência de tráfego automóvel na cidade e uma prova de que esta não será, pelos vistos, um modelo em matéria de regulação desse tráfego …
.
..

Dubai (44)
.
Se espaço é uma coisa que não falta em Dubai, pois o mesmo se reflecte nos inúmeros estacionamentos. Aqui um exemplo de estacionamento e, por mera coincidência, de uma das gamas de ‘utilitários’.
.
..

Dubai (45)
.
As maiores cadeias de hoteis do mundo estarão aqui representadas, como será evidente. Mas há as cadeias específicas do emirato de que temos aqui um exemplo, a cadeia “Dubai Pearl” e uma das suas unidades.
..
.

Dubai (46)
.
Outra unidade da mesma cadeia Dubai Pearl. E este é outro expoente da arquitectura exótica do Dubai, que será construido em frente ao Palm Jumeirah. Dentro do complexo haverá um hotel de 5 estrelas, balneário, teatro, residências, centro comercial. Mas, mais: todos os lugares, inclusive as ruas (!!!), terão ar condicionado (lembrando que o calor excesivo é o único problema do lugar).
..
.

Dubai (47)
.
O risco da ópera já foi qualificado de “projecto monstruoso”. Não, claro, para a arquitecta Zaha Hadid, que sempre atraiu os “holofotes” do mundo com os seus projectos "irreverentes".
A Opera House de Dubai - inspirada nas areias do deserto - tem escola e galeria de arte, auditório com capacidade para 2.500 lugares e, seguindo as exigências extravagantes da região, um hotel 6 estrelas.
.
.
.

Dubai (48)
.
Nova vista do aeroporto Central, desta feita de um dos seus concorridos terminais
.
.
.

Dubai (49)
.
O metro da cidade. O sistema de Metro, uma vez terminado, e como é de esperar, será o maior sistema ferroviário completamente automatizado do mundo
..
.

Dubai (50)
.
Um outro hotel e respectivo centro comercial
.
.
.

Dubai (51)

.
A Sheikh Zayed Road (a mais importante e concorrida avenida da cidade) à noite. Trata-se da mais famosa e maior avenida, paralela à costa da cidade. Antigamente era conhecida como Trade Centre Road, mas na década de 90 o nome mudou para homenagear o antigo presidente dos EAU, o Xeque Zayed bin Sultan Al Nahayan.
Esta avenida acolhe muitos dos mais famosos arranha-céus da cidade, como por exemplo o Burj Dubai e as Emirates Towers, entre muitos outros.
As Emirates Towers são um complexo da qual fazem parte a Emirates Office Tower e a Emirates Towers Hotel, são um símbolo da cidade de Dubai. O complexo das Emirates Towers é fixado em mais de 570,000 m² (42 acres) de jardins, com lagos, cachoeiras e áreas públicas. A imagem destas duas torres pode ver-se na imagem 28.
.
.
.

Dubai (52)
.
Uma vista geral da cidade. Esta imagem é bem elucidativa quanto ao plano da cidade: os projectos megalómanos e de chocante sumptuosidade desenvolvem-se, sobretudo, na respectiva zona ribeirinha.
.
.

.
.
.
.

Vogava eu, há semanas, pelo ciberespaço na descoberta do virtual e escandaloso paraíso que a alta finança associada à especulação imobiliária desenfreada se propunham desenvolver para pasmar turistas e homens de negócios no Dubai, quando, de todos os quadrantes se agravava, alastrava e estalava a crise…

Por outro lado…
Por mais que quisesse prender-lhe as asas, o meu pensamento não perdia de vista que em cada 3 segundos e meio morre um ser humano à fome, o que dá uma média diária de mais de 24 000, sendo que cerca de metade desse número são crianças!

Aliás, a crueza das estatísticas confirmam ainda que:
- há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 1,3 mil milhões de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
- Uma pessoa a cada sete sofre de fome no mundo.
.
.
.

[Não consigo deixar de imaginar certos cidadãos do 3º (4º e 5º?) mundo espiando sobre o meu ombro estas maravilhas...
Não com certa raiva... (que já não têm força para isso)... mas com a resignação dos desventurados...]


criança africana profundamente subnutrida
.
.
.

«Oficialmente as utopias estão mortas, mas a realidade que as alimentou e justificou durante séculos continua bem viva. As desigualdades em todo o mundo, desde o "triunfo" do liberalismo nos anos oitenta, são cada vez maiores. O esbanjamento de recursos nos países mais ricos está a conduzir a humanidade para a sua própria extinção.»
.
«Centenas de milhões de pobres e famintos em todo o mundo apelam à solidariedade de todos aqueles que se afogam no consumismo e no desperdício.»
.
(para mais informação cfr CONFRONTOS)

.

.

Entretanto, cai, como uma bomba, a notícia nas redacções:
DUBAI...O SONHO ACABOU

.
.
.

The New York Times dá-nos conta, num despacho de Robert F. Worth, datado de FEV último, de um relato, com base numa experiência pessoal, da situação que se vive no Emirato.

Pode ver a notícia no original, aqui, ou pode ver uma tradução, em pt-br, aqui

Da notícia destaco uma passagem muito ilucidativa:
“O Palm Jumeira, um complexo imobiliário construído em uma ilha artificial, estaria afundando, e diz-se que só baratas saem das torneiras dos hotéis lá construídos”. (ao complexo referido alude a imagem 34 acima)

.
TERÁ SIDO O SONHO QUE SE ACABOU OU A AFRONTA QUE FOI SUSTIDA?

.
.

3 comentários:

José Ricardo Costa disse...

Não sei porquê mas isto faz-me lembrar a história da torre de Babel. Ou será a do Ícaro?

JR

bettips disse...

Que a NATUREZA se revolte. Que as baratas os vermes o lixo
Contra eles!

É um terror o dinheiro do petróleo para ganhar mais e mais dinheiro.
Num lugar tão perto do mundo com fome.
Abç

Antonio disse...

Cheguei hj de Dubai e vi com meus próprios olhos o q vc escreveu. Fico "feliz" de saber que não estou sozinho em meus espanto e fúria. Dubai é tão maravilhoso como o vômito de um faminto. Jamais esquecerei a grandiosidade da Burj Dubai vista do alto do avião da Emirates desafiando o horizonte em sua enormidade, assim como nunca esquecerei a multidão de paquistaneses descalsos, de indianos, africanos que esperavam exaustos no chao do aeroporto a chance de embarcarem em algum avião de volta. Se puder assista o filme "City of Life", o primeiro 100% filmado nos Emirados. Maravilhoso, chorei muito, conta a história real por trás dessa grandiosidade toda. Forte abraço e segue a luta por um mundo mais justo, lúcido, humano e racional.

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */