sexta-feira, 10 de abril de 2009

“A PROPÓSITO DE PÁSCOA”

Compasso,
tradição e espírito
que em meios mais pequenos do país se procura preservar

.

Uma nota curiosa que recebi de um amigo, mas sem identificação do autor do texto. Texto que trazia anexos os dois vídeos abaixo.
E porque é curioso – ainda que não constitua novidade – e porque o saber não ocupa lugar… Aí deixo a matéria – para uns recordarem e outros, eventualmente, conhecerem.
.
A propósito de Páscoa e de outra festividade celebrada pela igreja de Roma, o Natal…
.
«… Acrescento que só no século II da nossa era, quando a igreja católica se organizou hierarquicamente e surgiu o primeiro Papa é que a doutrina foi fixada. Claro que não podiam aceitar que se soubesse as origens pagãs de todos os seus conceitos. Nem sequer se sabe ao certo o dia em que nasceu Jesus, mas a Igreja estabeleceu o dia 25 de Dezembro, em grande parte com base na tradição que aqui [num vídeo abaixo] vem explicada. Também não aceitam a descoberta, numa gruta do alto Egipto, em meados do século XX dos Evangelhos apócrifos, que ensinam um outro tipo de cristianismo muito mais puro e espiritual e que foi beber as suas origens no neoplatonismo, no orfismo e no pitagorismo. Estão guardados na Biblioteca de Nag Hammadi. Não são reconhecidos nem por católicos, nem por evangélicos, nem pelos judeus e são objecto de grandes estudos e controvérsia. Quem os adoptou foram os cristãos gnósticos, considerados como seita e perseguidos.
.
Quem foi um profundo conhecedor de tudo isto e se considerava cristão gnóstico, oposto a todas as igrejas organizadas e sobretudo à de Roma (cito de cor), foi Fernando Pessoa. É espantoso não é? Ele foi um grande conhecedor e estudioso da filosofia hermética, da cabala, da numerologia, da maçonaria, de outras sociedades secretas e de astrologia. Aos 20 anos já tinha inventado um heterónimo: Rafael Baldaia, o astrólógo.
Na arca apareceram milhares de documentos de astrologia, que têm sido estudados pelo nosso mais famoso astrólogo português actual. Fez cartas astrológicas e cálculos que muito poucos astrólogos no mundo actual conseguem fazer. E pensar que ele faz tudo de cabeça, sem calculadora nem computador.
Previu o ano exacto da sua morte.
O homem era um génio!»
.
E os anexos:
.
Deus SOL e Jesus Cristo - Parte 1 –

.
.

que continua em
.
.
Deus SOL e Jesus Cristo - Parte 2 –

.
.
.

E porque vem a propósito, os meus votos de uma Boa Páscoa.
.
.
.

Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */