terça-feira, 19 de maio de 2009

ARTE CHINESA

.
O que vos trago hoje é simplesmente soberbo. Um trabalho fantástico.
Trata-se de uma tela enorme do pintor chinês Zhang Zeduan datada de algures no tempo, entre 1085 e 1145 da nossa era, quando na China decorria a dinastia Song do Norte (960-1127) e já entrara a correspondente dinastia do Sul (1127-1279).
Sabe-se, vagamente, que a tela foi restaurada na última dinastia da China Imperial (dinastia Qing), que vai de 1644 à revolução chinesa (1911), a qual culminou com a instauração da República da China, sem que se saiba em que época ou data com mais precisão foi feita essa recuperação.

A obra, muito célebre na China e considerada um dos seus tesouros, esteve recentemente exposta no Museu de Arte de Hong-Kong, mas é uma das obras residentes do Museu de Xangai, onde atrai visitantes que aguardam horas e horas em longa fila para a apreciar.
O seu título é “Qing ming shang Hetu”, ou seja “Along the River during the Ching-ming Festival”. (Qing-ming [ou Ching-ming] significa Culto dos Antepassados).

A sua apresentação gráfica, em catálogos e obras da especialidade é a seguinte

.

.
Mas trata-se, na verdade, de uma tela única, um rolo (inicialmente), com 5 metros e 28 cm por 24,8 cm.

Uma das suas espectacularidades, na apresentação que pode apreciar mais abaixo, é que ela, aqui, é enriquecida com três clips interessantíssimos sobra a virtual actividade da época.
Esclareço que é com a movimentação do rato, de um lado para o outro, que se pode controlar a direcção e a velocidade da apresentação da imagem. E os tais clips são três quadrados demarcados com uma linha branca que nela nos surgem, dentro dos quais se deve clicar para os activar (não esquecendo de controlar o som).
.
Deslumbrem-se, pois!
.
.
.
.

(O meu obrigado à Dulce J por me ter dado a conhecer esta maravilha)
.

3 comentários:

José Ricardo Costa disse...

Belíssimo e excelente apresentação!

JR

clickit disse...

Muito "completa"...por isso se dirá: a paciência dum chinês!
E os festivais da eurovisão já não são o que eram... e comparados com este!
Gostei, grata!
Abç da bettips

aminhapele disse...

É mesmo uma maravilha!
Obrigado.

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */