segunda-feira, 25 de maio de 2009

BRAVO, DR MARINHO PINTO!

MMG vista por "du-Arte Criações"
.
.

Muito eu gostava de saber os diálogos ressaibados que a botocada criatura tem, todos os dias, com o espelho dela. Aquele que lhe fala verdade, claro, não o outro.
Há quem diga que a criatura é feia.
Isso, não: feia era a Golda Meir ou a homada e horrorosa Carlota Joaquina ou será a Manuela Ferreira Leite.
A MMG é um susto. É o que se acena às criancinhas que não querem comer a sopa.
Ao pé dela, quer a Golda Meir quer a Carlota são umas divas e a Manuela é uma rainha de beleza…
Se a toxina botulínica for algo do género da cera, se alguém chegar um fósforo aceso junto à criatura as carradas de botox desfazem-se e deixam-na ainda mais assustadora.
.
Coitada da rapariga: pensava que ia calma e feericamente, à moda que deve ter aprendido no Bolhão ou na Ribeira, pivotar mais um jornal da “sua” estação, ao seu costumado bel-prazer… E sai-lhe na rifa um indivíduo que sabe o que diz e diz o que deve dizer a quem o deve dizer, sem papas na língua…
A pobre criatura ouviu o que muita gente lhe deve querer atirar há muito tempo.
.
A paciência exemplar com que Marinho Pinto ouviu, sorridente (estava a ver o “filme”) o decorrer da apresentação daquela entrevista, talvez nem fizesse adivinhar o “municiamento” que ele ia preparando para deixar, em poucos minutos, a pobre “patroa” da 4 KO e inerte no tapete. Esbracejando e soltando uns sons desconjuntados, de quando em quando, mas definitivamente derrotada.
Desta vez, na verdade, embora denunciasse a mesma postura de vencedora de sempre, ao acabar a dita apresentação e toda a espécie de análises e insinuações e acusações e enxovalhos e conclusões e outras preciosidades “jornalísticas” que lhe são sobejamente conhecidas, saiu-lhe pela frente uma pessoa sem medo nem comiserações (que ela não merecia) e com o verbo, contundente, é certo (a pedido da criatura), mas adequado, na ponta da língua.
.
Pois se os tubarões o não assustam era agora uma baleota que o ia amedrontar!
.
Os olhos da criatura, enquanto MP ia desfiando o seu sério e oportuno e atempado rosário, chispavam uma raiva indisfarçada e incontrolada, e na sua cara patibular as camadas de botox fremiam como se do outro lado bramisse uma tempestade avassaladora.
.
Num “blogue em papel”, no Público de ontem, dizia
jodas, sob o título “promiscuidade”: “É impressionante como é que os responsáveis pelo sindicato dos jornalistas, em defesa do seu bom nome, não se decidem por instaurar um processo a MMG, com vista a caçarem-lhe a carteira profissional porquanto a mesma simboliza a promiscuidade do jornalismo face ao desrespeito sistemático pelas regras mais elementares do seu código deontológico. E isso ficou provado na entrevista dada pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, que foi por ela insultado e enxovalhado. Não é compreensível que os responsáveis sindicais dêem cobertura a este tipo de jornalismo”.
E um outro, por sua vez,
brakebit, concluía, em “não gosto, mas vi”: “acredito piamente que os docentes de Jornalismo aproveitem este registo (mas também outros…) para mostrar aos aspirantes a jornalistas como não se deve fazer jornalismo”.
.
Estou de acordo com ambos. Como com muitos mais que, no mesmo registo, tenho lido e ouvido desde então.
.
Faltará perguntar se Moniz, o director de quem a criatura (supostamente) depende (???), não terá uma palavra a dizer, sobre aquelas matérias, à sua jornalista-pivot…
Ou será que a moça, nem ao menos por esta vez, lhe concede a inversão de papéis?
.
.

.
Falando agora de outros incomodados…
Se um elefante incomoda muita gente, um Marinho Pinto incomoda muito mais...
Quem é que (bem instalado, ou a caminho disso; comendo já à mesa do orçamento ou aproveitando-lhe, por enquanto, uma migalhas) gosta de ouvir certas verdades?
Ninguém, é óbvio.
.
Bravo, Dr Marinho Pinto!
Já não sou oficial do ofício, mas apraz-me registar que os advogados tenham um bastonário com tal fibra.
.
.
.

.
Se acaso alguém quiser ver ou rever a peça no dito “jornal” e na totalidade, vá
aqui.
.
Para já deixo um vídeo com a parte final da “entrevista”.

.

Manuela Moura Guedes Vs Marinho Pinto
jornal nacional tvi 22052009



.

.
 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */