quinta-feira, 16 de julho de 2009

TANGO

.

o Tango, dançado hoje
.
Consta que originariamente – nas duas últimas décadas do século XIX e início do séc XX - o tango não era dançado em público nem nas festas familiares por pares, como é hoje.
Parece que o era apenas nos
cabarets de baixa reputação, pelas prostitutas. E, fora desse ambiente, exclusivamente por homens, já que tratando-se de "dança sensual e ordinária", uma mulher de sociedade nunca se atreveria a dançá-lo.

Verdade ou ficção, o facto é que "Los Hermanos Macana", no vídeo abaixo, são fantásticos na sua performance a reviver essa época!
.
"Los Hermanos Macana",
os argentinos Enrique e Guillermo de Fazio,
iniciaram-se nesta arte no Verão de 1995,
depois de se terem "formado" com os grandes mestres do tango argentino.
.
Segundo Discepolín, aliás Enrique Santos Discépolo Deluchi (1901-1951), de seu nome, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". “Sua origem encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevideu”.
.
Discepolín foi
um conhecido poeta, compositor,
actor e autor de peças de teatro e de letras de tangos
argentino.
.
Também a música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com alguns, o tango descenderia da habanera (Habana).
A habanera, ou havaneira (em português), é um género musical de dança criado em Havana (Cuba). Foi, mesmo - diz-se - a primeira expressão musical genuinamente afro-latino-americana.
“Levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII”, “foi sofrendo alterações em sua estrutura básica devido aos arranjos que lhe deram os músicos da Europa e assim, alterada, voltou às Américas através dos imigrantes portugueses e espanhóis”.

O tango torna-se famoso e a grande moda quando uma pequena companhia de dança argentina o traz para a Europa, nos inícios dos anos 20 de 1900, numa
tournée, e em pouco tempo atrai executantes em todos os salões da sociedade europeia.

Lembrando os tempos em que o tango só por homens podia ser dançado, eis, então, os belíssimos dançarinos, "Los Hermanos Macana"!
.

.
.
.
.
(As citações são da Wikipédia)
.
.

Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */