quarta-feira, 15 de julho de 2009

FÉRIAS

o Verão (possível) de tantos portugueses, em caricatura

.

.
Onde passam os portugueses da classe média as suas férias?
(Sim, que dos outros, dos das classes menos exigentes, e menos abastadas, sabemos que as não gozam, ou as passam no sítio do costume: “na terra”, quando muito; ou no local onde habitualmente vivem)

Verdade que o Verão já não é exactamente aquela estação a que estávamos habituados: os dias de sol radioso e de temperaturas reconfortantes não são mais uma certeza de Julho a Setembro. Agora, durante esses meses, a uns dias de temperaturas agradáveis, convidativas a uns dias de lazer e de refrescante retempero de energias nas praias soalheiras, ou no campo, por esse país fora sempre em festa nesta quadra do ano, seguem-se os dias de clima fresco, nublados, por vezes chuvosos mesmo, que dão lugar a uma canícula insuportável, para logo voltarem, de novo, as camisolas de lã e os guarda-chuvas e de seguida, em sucessiva alternância, as temperaturas sufocantes.
Mas as alterações climáticas não são uma novidade exclusiva do nosso país. São uma constante em todo o mundo, que sofre o rigor dos excessos climatéricos, dado que o homem, deliberada e suicidariamente, decidiu não olhar a quaisquer meios para atender à sua ganância, à sua falta de inteligência, aos seus hábitos anti-ecológicos para destruir e degradar, em galopante velocidade, o ambiente. Tudo em lugar de os sustar, como manda o mínimo senso e como tem seriamente aconselhado a ciência.

Mas o certo é que todos nos regemos pelos ditames do calendário que continua a designar de Verão àqueles referidos meses. E a neles preferir gozar as férias.

.

.

Há muito que não rumava aos “Algarves”. Sobretudo a estas bandas do Barlavento. Mas este ano, por prévia combinação com familiares e amigos, lá voltámos a matar saudades de outros idos (80’s), com estacionamento na Praia da Rocha. Mais precisamente na, antigamente, referida zona dos “Três Castelos”, hoje denominada Praia da Bota (a foto explica porquê), que desde há quase quarenta anos os “habitués” conhecem por Praia do Branquinho.
.

a hoje dita Praia da Bota, após a maré vazante da sua grande afluência de veraneantes

.

vista da mesma Praia, das bandas de Nascente, também ao entardecer

.
vista da mesma Praia, agora das bandas do Poente, à mesma hora de “desmontar a tenda”, com os rochedos, depois do Vau, que dão para a Praia do Alemão, em segundo plano, à direita, e a Ponta da Piedade (Lagos), por trás, em terceiro plano, lá num horizonte muito mais desmaiado (quase invisível)

o cartão de visita dos Branquinhos
no Restaurante Branquinho, depois das sete, com o Sol ainda alto

Como noutros tempos, aí nos sentimos em família. Quer com o casal Alice e Joaquim Branquinho, quer com os filhos. E, agora, até com os filhos destes.
.
Nessas praias, e por essas bandas do Algarve, vêem-se, sobretudo, espanhóis (embora não tantos como na Páscoa) e outros estrangeiros, sobretudo nórdicos. Mas, até (no Restaurante e no Bar Branquinho, pelo menos), australianos.
.
a Praia da Amoreira, com a praia fluvial em primeiro plano, vista do lado do acesso que vem da Praia de Monte Clérigo

Portugueses, veraneantes, poucos. Muito poucos, mesmo. Ainda que sejam eles que predominam noutras praias algarvias, ao que me parece, como nas da costa vicentina de Arrifana, Monte Clérigo e Amoreira.

vista da bela costa vicentina, imponente e alcantilada, para Sul das ruinas do forte de Arrifana...

Gostei de recordar a beleza extraordinária que são estas costas algarvias! Tanto a de Oeste como a do Sul...
... e a Norte do mesmo local
o farol do cabo de S. Vicente e a placa da sua inauguração, do lado esquerdo

... Como gostei de rever Sagres e o Cabo de S. Vicente.

... zoom da referida placa
por trás e por cima (na imagem) deste promontório, ao lado do cabo de S Vicente, o promontório de Sagres lá ao longe (realmente, bastante perto)
.
.
Mas portugueses em gozo de férias… Poucos.
Bom, e nas praias concessionadas, e vigiadas... Raros.

Talvez não seja difícil adivinhar porquê…
.
.
.

4 comentários:

Amélia disse...

Gostei da prosa e também das fotos. A Teresa valorizou as paisagens. :-))))
No que me diz respeito, adoro o Verão em Lisboa. Já lá vai o tempo em que fazia o frete do Algarve.
E, como sabe, cansei-me de fazer desfazer malas. Sinto-me mais tranquila por cá. Vou passar duas semanas com a minha Mãe a Sintra, porque a minha irmã vai para o inevitável Algarve.
Um abraço

Anónimo disse...

(anónimo, com dizeres que conheces, sou eu, que estou noutro sítio para te ligar ao blog num simples click! às vezes esqueço a assinatura...)
Gostei muitíssimo - de rever. Há anos que não vou por esses lugares, cada vez mais detesto que me fechem horizontes de mar com contruções (tipo a marina de Portimão).
As fotos, o "calor humano" e "olhar atento" são notórios. Bom ter amigos "assim". Já sei que não tiras tu as fotos... mas a Teresa serve-te de tradução, calculo.
Abraços
bettips

aminhapele disse...

Ainda estou em aclimatação à vida normal...
Parece-me bom,repetirmos.
Um abraço.

Anónimo disse...

Gostei de visitar o blog.
Boas fotos.
Um abraço
J.R.

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */