sexta-feira, 21 de agosto de 2009

«SOB O NOME DE DEUS»

.
a Bíblia, de Gutenberg
.
Consta que há alguns anos atrás, não muitos (creio que já neste séc XXI, não no séc XI), uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a homossexualidade era uma perversão: «É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo 18, versículo 22:
"Tu não te deitarás com um homem como te deitarias com uma mulher: seria uma abominação". A Bíblia refere assim a questão. Ponto final» - afirmou ela, peremptória, cheia de si.
.
Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:
.
«Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas. Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7.
Na sua opinião, qual seria o melhor preço?
.
O Levítico, também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos?
.
Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora?
.
Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?
.
Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14?
.
Confio plenamente na sua ajuda.»

.
.
Interessantes. A carta aberta e a questão que a despoletou.
As respostas dadas às questões colocadas na carta aberta são hoje meridianamente pacíficas. Mas valem, quanto à fundamentação, o mesmo que a questão (igualmente) polémica colocada pela ultra-conservadora e homofóbica animadora de rádio.
.
Em determinadas matérias – preconceitos culturais (ainda) muito arreigados - a inteligência impede, quantas vezes, algumas pessoas de tomarem opções e acções de um primário e obtuso radicalismo conservador... Nesses casos, valha ao menos a inteligência, se o teimoso preconceito não tiver ainda sido completamente erradicado.

.

3 comentários:

jlf disse...

Talvez devesse recordar que o Levítico é o terceiro dos cinco primeiros livros da Bíblia que constituem o Pentateuco, cuja autoria a tradição atribui a Moisés.
O Levítico tem um carácter legislativo, contendo as leis de Deus sobre sacrifícios, pureza e outros assuntos relacionados com a adoração de Javé.

José Ricardo Costa disse...

Bem, e se quisesse continuar poderia pedir mais umas boas dezenas de conselhos...

JR

Anónimo disse...

Acho que o casal das cavacas leu o livrinho atravessado...
Abç da bettips

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */