segunda-feira, 21 de setembro de 2009

NEOLOGISMO ELEITORAL

.
.

há arruaças, perdão, arruadas mais concorridas e folclóricas que outras

.
Estes 15 dias que antecedem o Domingo 27, este ano, são feéricos: sucedem-se as arruaças dos diversos partidos concorrentes às legislativas. Dos de aspecto mais circunspecto, aos de pendor mais caceteiro.
É uma festa. Tambores e música anunciam a aproximação dos arruaceiros: ora de Manuela Ferreira Leite, ora de Jerónimo de Sousa, quer de Francisco Louçã, ou de Paulo Portas. Todos têm direito à sua arruaça. Todos a vão cumprindo religiosamente.
As arruaças são um neologismo inventado agora para descrever a actual forma de os partidos levarem a sua mensagem até à populaça.
As arruaças são a forma “aggiornata” dos velhos comícios. São as declarações graves dos candidatos a primeiro-ministro, em paragens estratégicas do percurso (da arruaça), para desfiarem o seu rosário de queixumes – os da oposição – ou para, em tom heróico, apresentarem o seu rol de realizações – os do governo cessante -, e para debitarem uma interminável lista de promessas – todos -, sempre jurando melhor diagnóstico da situação económico-social do país e respectiva melhor terapia. Tudo isto na arruaça, transformada numa festa, entremeada de discursos, mensagens e declarações.
As arruaças, parecendo previamente combinadas e agendadas, raramente se encontram umas com as outras. Mas isso pode acontecer uma por outra vez e, então, ou passamos a ter uma arruaça maior ou se apartam calmamente, seguindo cada uma por diferentes caminhos para ocuparem novas posições em diferentes paragens.
E foi assim que, nestes começos de novo século, os ruidosos comícios deram lugar às alegres (e inventadas) arruaças.
.


.
(Os sereníssimos revisor de provas e editor d’o meu flash acabam de me informar que não se trata de arruaças, que sim de arruadas, neologismo curioso – mas infeliz – acabado de inventar, enquanto que a arruaça é um secular termo que traduz uma prática muito antiga e, quiçá, de pior tom. Presumo que, por seu lado, os respectivos elementos da arruada se designem de arruadeiros, outro neologismo [mas atenção que arruadeira é termo antigo. E deselegante, pelo menos]. Fica a correcção feita, com o meu pedido de desculpas)
.

.

3 comentários:

aminhapele disse...

A palavrinha correcta parece-me,continua a ser 'arruaça'.
De qualquer modo,nestes dias,não se pode estar sossegado numa esplanada.
De repente,durante 5 ou 10 minutos,aparecem os 'arruaceiros' com toda a panfernália de televisões e correlativos...
O problema é que há mais de uma dúzia de 'arruaceiros',com 5 ou 10 minutos para cada um!
Se refilamos,o mais brando que nos podem chamar é de 'anti-democrata'!

aminhapele disse...

Resolvi tirar a limpi,essa coisa de 'arruaça' e 'arruada'.
Consultando o Porto Editora 2010,encontrei o seguinte:
'Arruaça':motim de rua;alvoroço popular.
'Arruada' não existe.
O mais próximo,é
'Arruar':andar pelas ruas;passear com ostentação pelas ruas;vadiar;grunhir...

Anónimo disse...

...mas parecem bem arruaceiros...
Abç da bettips

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */