sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OS FANTASMAS E OS PAPÕES ASSINALADOS

.
.
«Ferreira Leite avisa que Portugal “deve temer” uma aliança PS-BE» - era o título de reportagem de hoje no Público.pt, de Filomena Fontes e Nuno Simas, onde se informava que «Manuela Ferreira Leite entrou na “batalha” do voto útil no PSD e acenou com o “fantasma” da uma unidade de esquerda entre o PS e o Bloco de Esquerda».

A esta afirmação e a esta conjectura deixei, também hoje, aí algures, esta reflexão:

Mais de trinta anos volvidos sobre o Portugal obscurantista de Salazar, ainda há quem agite bandeiras de um conservadorismo retrógrado e se assuste com fantasmas puramente imaginários. Pese embora a sua origem e a sua original matriz revolucionária, a verdade é que quer o PC quer o BE estão entrosados no regime democrático que entre nós vigora desde "Abril". E sabem bem que os portugueses não apoiam experiências de sinal esquerdizante radical. Conquanto participantes de uma democracia parlamentar - e exactamente por isso - naturalmente que apresentam substanciais diferenças de perspectiva dos problemas que afligem o país e propõem soluções condizentes com essas perspectivas, se comparados com os partidos de direita. Mas nada que ponha em causa ou em perigo o referido regime. Apenas repudiam a visão conservadora e neoliberal da direita e, infelizmente em grande medida, "deste" PS que nos governa.
Mas ganhando o PS ("este", claro) sem a (dispensável e perigosa) maioria absoluta, com quem há-de ele aliar-se, se pretende manter um cariz de esquerda, senão com aquelas forças?
Não parece que tenha outra alternativa. Nem esta, hoje, assusta alguém com uma visão menos redutora da vivência democrática no nosso país.
.

.

1 comentário:

aminhapele disse...

Mais do mesmo...
Há poucos anos,alguém perorava sobre o fantasma da aliança PS-PC!
A senhora,pelos vistos,anda a mendicar uma aliança com ela.
É melhor tomar as gotas!

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */