quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PINK FLOYD - THE WALL


.
The Wall (1979) é uma das grandes produções de “cariz conceitual” desta banda. Foi um dos álbuns que mais êxito alcançou no mundo, sendo certo que o campeão de vendas foi o The Dark Side of the Moon (1973) que esteve nos tops de vendas durante mais de 10 anos e ainda se mantém como um dos álbuns mais vendido de todos os tempos.
Foi em homenagem a dois importantes nomes do mundo do blues, Pink Anderson e Floyd Council, que o fundador do grupo, o britânico Roger Keith Barrett, ou apenas Syd Barret (1946-2006), criou a banda em 1965, em Cambridge.
Os desvios comportamentais de Barret, entregue ao consumo de drogas, levou a que os seus colegas de banda o afastassem, poucos anos volvidos, em finais dos anos 60 e o substituíssem pelo guitarrista e vocalista David Gilmour (1946). Mas foi o baixista e vocalista Roger Waters (1943) quem, naturalmente, se impôs na liderança do grupo e como seu principal compositor.
São dessa fase de ouro da banda os seus maiores sucessos de que se destacam, além dos dois atrás referidos, mais os álbuns Wish You Were Here (1975) e Animals (1977). É a fase, ainda, dos seus monumentais e espectaculares concertos.
Conquanto Waters tenha declarado a extinção do grupo em 1985, numa altura de desentendimento entre ele e os restantes membros, a verdade é, que ultrapassada essa dificuldade, no Verão de 2005, a formação clássica da banda apresentou-se, em Londres, perante a sua maior plateia de sempre.
Mas esse, que era o seu primeiro concerto dos últimos 24 anos, seria, também, por certo, o derradeiro: três anos depois morria o teclista Richard (Rick) Wright (1943-2008), tornando impossível o retorno dos Pink Floyd.

Toma-se assim, agora, fôlego para apresentar brevemente, em pequenas “sessões”, a que talvez tenha sido a obra prima dos Pink Floyd. Ou pelo menos a mais divulgada, como acima se deixa dito.
Bom, mas por hoje, aqui fica The Wall.

.

.

1 comentário:

José Ricardo Costa disse...

O meu primeiro disco foi o Dark Side of the Moon. Estou absolutamente convencido que ainda hoje tenho marcas disso. Durante alguns anos, música, para mim, era Pink Floyd.

JR

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */