quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

TORRE DE FAIA

torre erguida na aldeia de Faia com projecto assinado pelo sr engº,
talvez um dos seus trabalhos mais emblemáticos

Não, não sei. Nem me preocupo muito com isso. Não sei se é formado, deformado, reformado, informado, mal informado ou mal formado...
Não sei se é verdade ou não. Se ganhou de dois carrinhos, pública (parlamento) e privadamente (como agente técnico de engenharia – que se presume que era) ou não. Legalmente, parece que tudo estava em ordem. Mas, e eticamente?
Ninguém parece ter entendido a pergunta. Esclarecida a mesma, alguns, menos novos, até se sorriram; outros, decididamente muito jovens riram-se mesmo (como se estivessem a ver e ouvir o AJJ).
Não são de admirar, hoje, estas reacções.
Quando eu bulia, aí, no mercado do trabalho, há 15, 20 anos atrás, já havia “rapazes” da minha idade e mais velhos que se riam quando se falava de ética e de deontologia profissional...
Sempre foi assim: quem tem ética, marca poucos pontos e passa fome. Pelo menos não engorda. Emagrece, claro.

Bom, mas adiante.
Com proveito ou não, a verdade é que o senhor agente técnico de engenharia (classe entretanto socialmente promovida a engenheiros técnicos e que certas pessoas, respeitosas ou politicamente correctas, chamam de sr engº), o senhor engenheiro (sendo-o ou não o sendo) deixa obra digna de registo. Vária, quando vagueava lá pelas Beiras e antes de emigrar para a grande cidade. De entre tanta, que afanosamente assinava sem que a mão lhe doesse, sobressai a obra dos meus encantos: uma torre na aldeia de Faia (à semelhança de tantas outras de Porto da Carne, Misarela ou Vila Soeiro, Valhelhas ou em Covadoude). Trata-se de uma moradia que foi ampliada, mas que, não sei se por ser clandestina, ou pelo menos ilegal, a Câmara mandou demolir. Mas (e ainda há quem não acredite em bruxas), com a entrada do projecto assinado pelo sr engº, poucos dias depois, foi aprovada e legalizada.

Não confirmei ainda, mas por certo que consta entre os vencedores do cobiçado e valioso prémio Pritzker o nome do autor deste projecto.
Só pode!

1 comentário:

aminhapele disse...

Mostrei a foto ao sr.Antunes,um pedreiro que costuma vir aqui reparar o telhado.
O comentário dele:
- Até nem está mal!
Eu só lhe punha mais um piso,com recuado e fazia a garagem.
Este sim.É um parecer técnico,sem maldade...

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */