talvez um dos seus trabalhos mais emblemáticos
Não, não sei. Nem me preocupo muito com isso. Não sei se é formado, deformado, reformado, informado, mal informado ou mal formado...
Não sei se é verdade ou não. Se ganhou de dois carrinhos, pública (parlamento) e privadamente (como agente técnico de engenharia – que se presume que era) ou não. Legalmente, parece que tudo estava em ordem. Mas, e eticamente?
Ninguém parece ter entendido a pergunta. Esclarecida a mesma, alguns, menos novos, até se sorriram; outros, decididamente muito jovens riram-se mesmo (como se estivessem a ver e ouvir o AJJ).
Não são de admirar, hoje, estas reacções.
Quando eu bulia, aí, no mercado do trabalho, há 15, 20 anos atrás, já havia “rapazes” da minha idade e mais velhos que se riam quando se falava de ética e de deontologia profissional...
Sempre foi assim: quem tem ética, marca poucos pontos e passa fome. Pelo menos não engorda. Emagrece, claro.
Bom, mas adiante.
Com proveito ou não, a verdade é que o senhor agente técnico de engenharia (classe entretanto socialmente promovida a engenheiros técnicos e que certas pessoas, respeitosas ou politicamente correctas, chamam de sr engº), o senhor engenheiro (sendo-o ou não o sendo) deixa obra digna de registo. Vária, quando vagueava lá pelas Beiras e antes de emigrar para a grande cidade. De entre tanta, que afanosamente assinava sem que a mão lhe doesse, sobressai a obra dos meus encantos: uma torre na aldeia de Faia (à semelhança de tantas outras de Porto da Carne, Misarela ou Vila Soeiro, Valhelhas ou em Covadoude). Trata-se de uma moradia que foi ampliada, mas que, não sei se por ser clandestina, ou pelo menos ilegal, a Câmara mandou demolir. Mas (e ainda há quem não acredite em bruxas), com a entrada do projecto assinado pelo sr engº, poucos dias depois, foi aprovada e legalizada.
Não confirmei ainda, mas por certo que consta entre os vencedores do cobiçado e valioso prémio Pritzker o nome do autor deste projecto.
Só pode!
1 comentário:
Mostrei a foto ao sr.Antunes,um pedreiro que costuma vir aqui reparar o telhado.
O comentário dele:
- Até nem está mal!
Eu só lhe punha mais um piso,com recuado e fazia a garagem.
Este sim.É um parecer técnico,sem maldade...
Enviar um comentário