domingo, 22 de março de 2009

DETROIT, EXEMPLO DE UMA OUTRA FACE AMERICANA

.
Do nosso amigo Fernando Sousa Marques, que, como estarão lembrados, vive na Flórida e nos enviou preciosas reportagens das últimas presidenciais nos States, recebi, há uma semana, a seguinte mensagem, e respectivo anexo:
«Recebi de um amigo americano que, para que não haja confusões, é apoiante do Partido Democrático.
Boas imagens para reflectir sobre a crónica de uma crise anunciada mas a que muitos não ligaram e muitos mais, ainda hoje, não compreendem...»
- dizia-me o Fernando num mail.
.
Ruínas de um Império, é o título, bem cru, do vídeo que ele anexou.
.


.
.


E porque vem a talho de foice, deixo mais outro curto vídeo igualmente sobre Detroit, no Michigan, para sublinhar como é bem o exemplo acabado da degradação a que a crise, que de há muito se arrasta, conduziu o que foi o maior centro da indústria automóvel nos EU, até há 30 ou 40 atrás.
As imagens são de Janeiro de 2008, tomadas nos, ora, bairros degradados da cidade. Detroit passou de modelo de elevado nível de vida a cidade pobre e sombria.
Aliás, de há muito (estou em crer que desde sempre!) que a América é uma realidade de grandes contrastes, urbanística e socialmente falando. Até em Nova Iorque o elevado
status convive com a degradação… A 5ª Avenida, a Broadway e a Madison estão a um passo da incaracterística e feia e degradada 3ª Avenida (ou Lexington Av).

A realidade americana é, frequentemente, bem outra, diferente da que oficialmente nos é oferecida para nos deslumbrar.
.


.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre achei/vi (pelas notícias, pelos conhecimentos, pelos filmes "do interior") a América do Norte um país de contrastes, de superficialidade, de engano. Profundamente reaccionária e no entanto, tão liberalmente democrática (said to be...) que até nos mostra uma parte do iceberg. No seu cerne, uma ideia injusta: a competição. A sociedade não é só feita de homens capazes, de produzir, de saber, de trabalhar, de inventar! E o estado americano nem assegura as necessidades básicas da sua população, quanto mais...
Sad to see!
Abç

Anónimo disse...

Prontos, era eu, Bettips, noutro lugar e por isso saiu Anónimo... (e corrige: a "talhe de foice" no texto...)

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */