quarta-feira, 13 de junho de 2007

LEVANTE-SE O RÉU!


Fernando Charrua, professor do ensino secundário, licenciado por uma universidade não independente, residente na invicta cidade do Porto... Devidamente identificado nos presentes autos.................................................................................................................................

... Aos costumes disse... ser militante (ou simpatizante, a gravação não deixa entender bem) do PSD (ou do PPD, a gravação também deixa dúvidas) o que não obstaria a que .........................................................................................................................................................

E mais alegou em sua defesa, e em sustância, o seguinte:


«A sra. directora regional, dra. Margarida Elisa Moreira, esteve presente no dia 27 de Abril num jantar de homenagem ao Grupo de Ginástica Acrobática na sede do Agrupamento EB, 2,3 do Cerco.
Nesse jantar, onde estiveram presentes alunos do grupo de ginástica, pais e professores, contam-se ainda a própria sra. presidente do conselho executivo, dra. Maria José Tavares, a sra. vice-presidente, a sra. directora da DREN, o eng. Vladimiro Feliz, vereador da Educação da CM do Porto, dra. Manuela Rezende, directora do Departamento de Educação e Juventude da CM do Porto, dois elementos da Associação de Pais e o professor homenageado e responsável pelo grupo de Ginástica Acrobática. Ora, foi justamente no decurso deste jantar que, entre várias graçolas ao senhor primeiro-ministro e ao seu diploma, a dra. Margarida Moreira proferiu mais ou menos o seguinte: "Estão a brincar com o nosso primeiro, mas agora com o Novas Oportunidades ele resolve o assunto, pois fica logo certificado!"
Esta história não teria importância, não fosse o caso de a sra. directora me ter punido, antes de me ouvir, com suspensão preventiva, processo disciplinar, participação ao Ministério Público e fim da requisição na DREN, por ter proferido uma graçola sobre a licenciatura do sr. primeiro-ministro e a forma como foi obtida, tendo o meu comentário sido feito em privado, dentro de quatro paredes de um gabinete a um amigo de longos anos e à hora do almoço.
Bem diferente é o caso da sra. directora, que em público, mesmo que num jantar, gracejou acerca do mesmo assunto. A sra. directora da DREN encontrava-se no jantar, não como Margarida Elisa Moreira, mas como directora regional de Educação do Norte, ou seja, representando a sra. ministra e o Governo de Portugal. (...)
Fernando Charrua
Porto»

(in PÚBLICO/CARTAS AO DIRECTOR, TR 12JUN07)

-------------------------------------------------------------------------------

Assim, analisados os factos (qu’a lei não oferece vesgas leituras), não nos parece que o assunto valha o arrazoado que à sua volta se gerou.

Acaso notáveis, intrépidos, valerosos e estrénuos vigilantes da segurança da Pátria


vg,
o director-geral da PIDE, major Silva Pais,
o inspector Seixas, o chefe de brigada Rosa Casaco, que era
"o Pide, menino bonito de Salazar" (apud Wikipédia)
,
o goês Casimiro Monteiro
(o terrorista cadastrado com mais rica folha de serviços, de entre eles, que matou Delgado, e que,
conquanto não estando habilitado para tanto,
foi promovido a chefe de brigada a pedido de Salazar),
o inspector superior Barbieri Cardoso, o inspector Ernesto Lopes Ramos
ou o
subinspector Agostinho Tienza
e tantos, tantos outros “venerandos, atentos e obrigados”


não terão alguns deles – ou todos, por certo – feito, nunca, qualquer blague acerca do “botas”? Ou acerca duma veneranda, respeitável e, sobretudo, brilhante figura cimeira do Estado como um almirante Américo Tomás?

Impossível! De todo em todo!


E depois?


Não se terá compadecido, sempre, a mais devotada veneração com piadas “pias”?

Valha-nos Deus!

Esqueça-se o que esquecido se deve manter...

--------------------------------------------------------------------------------

Ao que, tudo visto e ponderado, ----------------------------------------------

ACORDAM OS DESTE TRIBUNAL:

Morra, mais uma vez, e solteira, a responsabilidade neste reino.

Releve-se o momentâneo alheamento, e o lapsus linguae, da senhora directora

A BEM DA NAÇÃO

a) (assinatura ilegível)

1 comentário:

aminhapele disse...

Ora chega,chega,minha agulha!
Ora aperta,aperta,meu dedal!
Para toda essa gentalha,continuamos num país de costureirinhas.
Será que algum douto magistrado quer armar em modista?!

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */