quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

ESTÁ AÍ A CHEGAR A ERA PÓS-REDUTORA




Que diriam, entre tantos mais, Vasco Pulido Valente e Miguel Sousa Tavares (que por outras causas já estiveram de costas voltadas, mas agora se batem de mãos dadas por esta nova cruzada) se já cá tivesse chegado uma nova determinação anti-tabagista, como a que já chegou, ou está a chegar à Califórnia: alargar aquela proibição às residências dos cidadãos...? Se já cá tivesse chegado a época pós-redutora que já se vive noutras zonas do planeta? Que tal?

Haverá big brother mais preocupado com a nossa saúde e com um braço mais extenso?
Não tarda que ele não meta o bedelho e não condicione ou penalize o nosso pensamento...

Eu, traidor da classe, desde os começos deste século (poucos anos ainda volvidos, portanto) – numa altura em que as ondas de protesto contra os fumadores andavam bem longe daqui - convertido (quando pensava tal ser impossível, mas de minha livre e exclusiva vontade) ao grupo dos esterilizados, compreendo perfeitamente a posição dos fumadores contra os excessos da legislação e contra a respectiva incoerência, contra o estúpido e abusivo “asaeismo” reinante.

É absolutamente absurda a estigmatização e a marginalização que estão a encaminhar os fumadores para um novo gueto. Inadmissível.

Estamos entregues ao caprichoso talante de uns quantos tiranetes que fazem de nós humanóides descerebrados, abúlicos e autómatos.
Não restam dúvidas de que assistimos à postergação ou ao afunilamento de regras ditadas ao sabor de maiorias de duvidosa democraticidade...

A situação faz-me ocorrer uma frase de José Saramago, pronunciada por ele mesmo no encerramento do Fórum Social Mundial 2002, a 05.02 desse ano, acerca da democracia, «esse milenário invento de uns atenienses ingénuos para quem ela significaria, nas circunstâncias sociais e políticas específicas do tempo, e segundo a expressão consagrada, um governo do povo, pelo povo e para o povo»...

“Do povo, pelo povo e para o povo?”
Está bem. A ASAE (que entre nós já se chamou PIDE e que pensávamos enterrada desde ABRIL) já nos explica como é...


1 comentário:

aminhapele disse...

Calma!
Limitamo-nos a ter uma Associação Social-Abstémia Eleita...

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */