terça-feira, 8 de janeiro de 2008

MATURIDADE

Dos jovens tem o gosto da polémica. É inteligente. É sabedor. De alguns dos mais velhos cultiva a sensatez.
É humano. Claro que é humano: mas a falha que o prova é difícil de encontrar.

Tem, com Helena Matos uma página no Público de Segunda a Sexta. Em que jogam um pingue-pongue de palavras. De ideias, melhor dito.
Ainda não ouvi júri que se pronunciasse sobre a matéria, mas creio que ele – Rui Tavares, que é de quem falo – tem marcado mais pontos. Embora muitas das “bolas”, bem puxadas por HM, mesmo rentinhas à rede, pareçam levar o selo do ponto certo a seu favor. Mas não; na volta, RT apanha a “bola”, mesmo a rasar a barra branca do limite da mesa, mas devolve-a com um poderoso e, muitas vezes, indefensável remate.

Hoje RT fala – para os verberar – na precipitação de juízos e de conclusões, no exagero de catalogação de actos e atitudes, na inverdade de afirmações que, venenosamente ou não, se pretende fazer passar por verdadeiras.
E não se coíbe de enunciar nomes.

Não faz o meu género o culto da personalidade, mas aprecio a firmeza de convicções quando convincentemente fundamentadas. Aprecio a lucidez, a serenidade, o saber de quem se apresente no terreiro da discussão, sem atender a “galões” nem “penachos”. E sem empáfia.

A razão e o acerto nem sempre sopram do mesmo lado: do dos mais velhos e supostamente mais experientes. Porque a experiência não se prende, necessariamente e só, com a idade.

Aquela conjugação de saber, lucidez e serenidade é que confere elevação à troca de argumentos entre opositores. Uma vez que cimentada pela tal bem assimilada experiência.

A idade não é tudo e a senioridade pode ser alcançada muito cedo.

1 comentário:

aminhapele disse...

Pois!
Agora já me posso chamar Lucas,morar na Sé Nova,ter estudado na Escola de S.Bartolomeu e no Colégio de e ter como padrinho S.José.
De qualquer modo,acho que tem estado a saír uma regulamentação fascistóide.
Esta lei do tabaco é apenas mais uma machadada na desertificação do centro histórico:os poucos cafés existentes estão às moscas,porque o pessoal perfere juntar-se cá fora...
As pessoas começaram a apetrechar as casas com boas máquinas de café.
O convívio externo vai desaparecendo.
No passado fim de semana encontrei o restaurante cheio de criancinhas e pais "saudáveis" que faziam uma chinfrineira insuportável:cada guincho e cada berro poluíam mais que 57 cigarros,14 charutos e 8 cachimbos...
O senhor Silva teme em perder clientes antigos,perante os novos saudáveis...

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */