domingo, 6 de maio de 2007

AGORA? DIREITINHOS AO CÉU

«"Jesus in Limbo" by Domenico Beccafumi»
(Imagem e legenda transpostas da “WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre”)




«O limbo morreu


Ontem foi publicado o documento sobre o tema pela Comissão Teológica internacional. Porque Deus é misericordioso e o limbo é uma ideia demasiado restritiva da salvação. Uns chamam-lhe "treta teológica, mas outros dizem que o conceito será sempre válido como "opinião teológica".»




A crónica é de António Marujo, hoje no Público.
(Claro que é de ler...)

“Treta” ou “válida” “opinião teológica”...
...Lá com eles. Que se desunhem...

E a gente, ralada!
Poh.................



As crianças, que mal tinham tempo para nascer, quanto mais para ser baptizadas, eram despachadas pelos zelosos representantes de Cristo (sempre pensei que não por ele mesmo) para um menos aprazível, porque mais desconfortável, lugar: o cinzento limbo.

Mas, felizmente (Aleluia, dirá “certa” Igreja) estão salvas desse cinzento canto da efémera eternidade. (Efémera eternidade? Que gafe! Que tropeção! Que horror!).








Alessia Pierdomenico/Reuters/Público

o limbo era (é?) um lugar cinzento, sem brinquedos nem baloiços
(Não sei ao certo se digo eu, se também digo eu...)




Creio que Deus sempre os teve em sua divina presença e em sua santa glória (segredou-me, ainda que em termos “politicamente correctos”, não estou certo se Frei Bento Domingues, se o Padre Anselmo Borges, se o capelão Manuel Amorim...), mas a Igreja é que não queria, nem concordava...

Vá-se lá saber porquê?!...

(Ai sabe, sabe!...)



(Ele há agora – sempre houve. Mas menos. Era mais complicado – uns clérigos e uns teólogos que estão a dar água pela barba à santíssima e apostólica hierarquia!)


(Há, até, quem morra de saudades e pisque o olho à Santa Inquisição: isso, sim. Isso é que eram tempos! De disciplina! De fé!)


(Fé, esperança e caridade. Exactamente, três em um!)










“O dia em que o Vaticano matou o limbo”



Créditos
Homenagens já “en su sitio” prestadas.
Primeiro à
WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE.
Depois (por ordem de publicação; só por isso, depois) a
ALESSIA PIERDOMENICO/REUTERS/PÚBLICO, pela belíssima escolha da imagem.
Por fim, a
PHILLIP DE BAY/PÚBLICO
, pelas soberbas imagem e legenda que aqui publicito com o melhor gosto e prazer, sem taxas, ganhos nem alcavalas.

2 comentários:

bettips disse...

Olá, seu crítico global. Só se vê a imagem da Wiki e as tuas palavras que nos fazem perceber as outras, que se não vêem. Mas o meu computador está na pré-reforma e eu não lhe exijo muito. Quanto ao limbo, é uma espécie de Purgatório dos inocentinhos. E olha que achava bem, um tempo de espera até ficarem crescidinhos. Ora vê lá, um tipo baptizado, mata que se farta e no finzinho, recebe a extrema unção, arrepende-se no último segundo e vai para o céu direitinho. E encontra lá a canalhada a chorar, de fraldas e a pedir leitinho...ora não é justo! Então, por decreto papal, que se faça um ATL para os pequeninos. Brinco, claro mas as nódoas da cristandade são tantas que os meus pecados são os tais peanuts de que te falava! Abç

Meg disse...

É o Simplex, lá em cima.
Haja Deus, ao menos!
Abraço

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */