terça-feira, 8 de maio de 2007

ARTE? CREIO QUE TAMBÉM.

Foto Henry Romero/Reuters (apud PÚBLICO)

Quererá, quem, demonstrar o quê? E a quem?



CRÉDITOS ANTECIPADOS, CONFORME DESTAQUES ACIMA. Ver nota de rodapé


«Foi um recorde para o fotógrafo nova-iorquino Spencer Tunick: em mais uma paragem do seu périplo mundial, Tunick conseguiu reunir anteontem na Cidade do México entre 18 e 20 mil pessoas, mais do dobro das cerca de 7 mil que em 2003 posaram em Barcelona. Tunick escolheu como cenário os 20 mil metros quadrados do Zócalo, a zona da Praça da Constituição construída pelos conquistadores espanhóis no que era o centro político e religioso da capital azeteca. Segundo o diário mexicano La Jornada, às 4h30 de domingo já havia largas filas de pessoas pelas ruas adjacentes à Praça Maior, onde a partir das 6h30 Tunick estaria a fotografar.
“Carecas, gordos, magros, todos sem inibições, pudor ou preconceitos, despojaram-se das suas roupas e com euforia inédita posaram para o fotógrafo, que os retratou em diversas formações”, diz La Jornada. Em pé, em posição fetal e deitadas, as mais de 18 mil pessoas foram, segundo o jornal, fotografadas “de cabeça para cima, de cabeça para baixo e com as costas viradas à Catedral e de braços abertos”. Em 2003, quando fotografou em Portugal, em Santa Maria da Feira, Tunick reuniu 295 pessoas.

Vanessa Rato (in GRANDE PLANO/PÚBLICO, hoje)



Eram entre 18 e 20 mil. De ambos os sexos. Todos como Deus os “deitou” ao mundo. Só que, agora, com as evidências mais evidentes.


Arrojo?
Não, não acho.

Desinibição? Tontaria?
Sei lá... Talvez!


Arte ou folclore – caberá perguntar?

Arte? Mas sem dúvida.
Folclore? Talvez também, qb.


Só me pergunto o seguinte: o que levará (que traumas, que pesadelos, que frustrações, quantos preconceitos, quantas teias de aranha, individual e colectivamente acumuladas, sedimentadas em estratos vários de vários séculos) fotógrafo e fotografados a querer impressionar-nos (???) deste modo?


O nu – de tal maneira se banalizou – já não rende nem impressiona.


Cuido eu...


Espero que o longo braço do BB não me venha perturbar desta vez.
SOU ASSINANTE; não faço uso comercial do trabalho que apresento. E não só, pois que presto homenagem e publicito quer o artista em apreço, quer o fotógrafo desta imagem, a agência noticiosa, o jornal e a jornalista citados.
Se acaso o Sr Fernandes, ou os seus zelosos colaboradores, me retirarem o boneco, já tenho outro preparado. Não tão bom como este (não tem nada que agradecer o reforço da publicidade, senhor), mas que dá uma ideia do que se passou e do que se pretende...

5 comentários:

Meg disse...

Cuidas e cuidas bem, MV...
Isto vai mal...
Que esta arte é uma bocado esquisita, digo eu... mas porque é que eu estou a escrever num buraquinho tão pequeno?
Encolheste?
Um abraço da MC

Meg disse...

Já está tudo normal, pohh... sofro de claustrofobia.
Mais uma abraço

aminhapele disse...

Subscrevo as suas apreciações.
Eu até confesso que ainda não me adaptei bem a estas novas formas de arte.
Noto que juntam gente,em países ditos subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento...
Felizmente,vi a edição em papel.
O sr.Fernandes está cada vez mais parecido com um dealer de arrumadores...
Bonecos?!
Só para assinantes!!!

aminhapele disse...

Desta vez,apesar de ser dia de cortejo da Queima das Fitas,espero que meg não venha dizer que está tudo g...
Apreciei a recalcitradela!

bettips disse...

Pois se até o rei vai nu, caramba! Já nada me espanta. Obg pela poesia das palavras (nós que tanto tempo tivemos a jovem poesia enterrada na pele, como um pico incómodo). É vê-la voar agora. Abç

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */