segunda-feira, 14 de maio de 2007

QUANDO ARTE E TÉCNICA SE ABRAÇAM...

14-05-2007 - 20:19
Correr sobre Millau
Os 343 metros de comprimento da ponte Millau, com o mesmo nome da localidade onde está situada, no sul de França, fazem parte dos 23,55 quilómetros de uma prova de atletismo. A estrutura, constituída por sete sólidos pilares, é a ponte mais alta do mundo e permite uma ligação directa entre Paris e a costa mediterrânica. Foto: Eric Cabanis/Reuters (Apud PÚBLICO, id data)






foto Discovery Brasil

Uma outra perspectiva do viaduto de Millau, em França



Estranhei alguns dos dados acima referidos. E então fui em busca de mais informação.

Na verdade, olhando para a foto do Público, ninguém ficará convencido de que a extensão da ponte seja, apenas, de 343 metros, como reza a legenda. É que ela tem, antes, quase 2.5km (2.460 metros) de comprimento, cuja travessia se faz em cerca de um minuto.

A mesma fotografia também não dará bem essa ideia, mas o tabuleiro tem mais de 20 metros de largura: duas faixas de 3,5 metros cada, para circulação, mais uma faixa de segurança para situações de emergência, de cada lado.

Olhando ainda para a foto acima, de facto mais parece um viaduto que uma ponte. Embora passe sobre o rio Tarn, 270 metros acima do seu leito.

O projecto é do arquitecto britânico Lord Norman Foster. A construção coube à “Eiffage”.




foto "enGENIUM 2.0"

Imagem do viaduto no início da colocação do tabuleiro



O tabuleiro é sustentado por sete pilares com alturas que variam entre 91 metros (equivalente a um prédio 30 andares) e 235 metros (equivalente a um prédio de 78 andares), sendo 19 metros mais alto do que a torre Eiffel, que mede 324 m. O viaduto de Millau foi construído à base de aço e betão, atingindo a altura máxima de 343 metros.

Aberto à circulação em Janeiro de 2005, o viaduto integra a auto-estrada A75 que liga Paris à costa mediterrânica, com ligação prevista a Barcelona.

Prevendo uma eventual “sensação de flutuação” por parte dos condutores que atravessem o viaduto, para a evitar, o percurso foi desenhado com uma curvatura constante de 20Km de raio.

(Dados cruzados entre o site “enGENIUM 2.0” e o site da Discovery Channel, Br)

2 comentários:

Anónimo disse...

si o homem fas coisas assim igual a essa pomti imagina a sabedoria que o nosso DEUS tem o gloria JESUS cometario de natalino jose de manhuacu minas gerais brasil fone 33 3332 2444

Anónimo disse...

si o homem fas coisas assim igual a essa pomti imagina a sabedoria que o nosso DEUS tem o gloria JESUS cometario de natalino jose de manhuacu minas gerais brasil fone 33 3332 2444

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */