quarta-feira, 19 de novembro de 2008

RODNEY SMITH, O FOTÓGRAFO

uma das mais emblemáticas fotos do autor, acompanhada por Where Do I Begin, da banda The Chemical Brothers

.
.
.
Inspirado por Alfred Hitchcock (1899-1980), esse mago do cinema, mestre do "suspense", e por Rene Magritte (1898-1967), pintor belga representante do "realismo mágico" (surrealismo realista), Rodney Smith, um dos grandes nomes da arte e da técnica fotográfica da actualidade, revela-nos um trabalho delicado, criando universos fascinantes.
.
Rodney Smith estudou fotografia na Universidade de Yale, onde mais tarde recebeu uma graduação e foi professor. Antes, recebera convites para ser leitor em diversas universidades, como na de Columbia, do México, de Madrid e Harvard, mas declinou todos os convites para percorrer mundo, designadamente a Índia.
Hoje, RS é um celebrado fotógrafo com uma extraordinária abrangência de temas e sensibilidades. Realizou dezenas de exposições e ganhou , pelo menos, 75 prémios. Integra colecções dos Carnegies, Whitneys e Rockefellers assim como de muitos mecenas de orquestras e de museus e ainda de algumas estrelas do rock interessados pelas coisas da cultura.
Os seus trabalhos estão expostos em todas as importantes galerias por esse mundo fora.
.
Rodney Smith é autor de dois livros,
The Land of Light e The Hat Book. Recebeu uma bolsa de estudo que lhe permitiu viver três meses, em 1975, em Jerusalém. Aliás, é do “mundo” que ele fotografou enquanto aí esteve que resultou a primeira daquelas obras, e, curiosamente, da sua publicação é que se seguiram aqueles convites para leitor das referidas universidades...
.
Por último veja o portfólio do autor, .
.
.
.

1 comentário:

José Ricardo Costa disse...

Já estive a ver o portfólio. Fotografias fantásticas. Obrigado pela sugestão.

JR

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */