quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

ESTÍMULO

a felicidade



«Gravatas - umas verdes, outras vermelhas - para incentivar os reclusos e ex-reclusos a levar "por diante um novo projecto de vida". O Presidente da República visitou ontem a associação O Companheiro, em Lisboa - uma instituição que trabalha para a integração social de quem já esteve detido ou está ainda a acabar de cumprir pena em regime aberto. E ofereceu a cada utente uma gravata.»Assim dava conta, ontem, a Lusa e relatava a jornalista Andreia Sanches, talvez meio encabulada e constrangida, em artigo intitulado: Cavaco acabou dia dedicado a projectos sociais a oferecer gravatas a ex-reclusos. E mais adiante concluía:
“Mas se a sociedade não está muito sensibilizada para apoiar "quem já pagou pelos seus erros e procura com determinação encontrar um novo caminho", isso "não pode servir de razão para a reincidência", sublinhou ainda Cavaco, perante uma plateia onde estavam vários utentes. "Quis trazer uma recordação a cada um que aqui está", concluiu. E pediu que lhe trouxessem um saco de prendas, que distribuiu uma a uma. Eram as gravatas - "um estímulo para não desistirem".


Não sei como é que cada um dos que me lêem reagiu, ontem, à notícia...
Eu, por mim, fiquei sensibilizadíssimo com o sentido de solidariedade e de compreensão pelo fenómeno social que Sua Excelência o Senhor Presidente da República demonstrou. Compreensão do fenómeno e a sua respectiva expressão quando, com um superior sentido de oportunidade - e sem o mínimo paternalismo, sublinhe-se -, alude “à reincidência...”

Que outra dádiva mais oportuna, mais útil, mais simbólica e mais comovedora podia o ilustre visitante oferecer? Sobretudo, mais estimulante?

Que outras palavras mais adequadas e mais incentivadoras podia o mais alto magistrado da Nação proferir?

Até senti, assim a modos que um nó na garganta, uma profunda comoção.
.

.
.
.
.
(São desta massa. Muito pequeninos. Nada a fazer.)
.

.
.

1 comentário:

aminhapele disse...

É de notar o sentido "agudo" do nosso Presidente!
Nesta quadra,conta mais a intenção que a prenda,em si.
Os reclusos,e ex-reclusos,foram presenteados com gravatas!
O símbolo do Poder!
Há séculos,os presentes eram de palmeiras-reais(trazidas das Ilhas Maurícias),mas com o mesmo significado.
Nada como termos um Presidente esclarecido!

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */