quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

SUA ALTEZA REAL O PRÍNCIPE D. RENATO I

(um desenho do principado da Pontinha - "capa" do respectivo site)


Para todo o português a sua casa é o seu castelo: situe-se ela num T2 dum prédio de 13 andares onde residem, paredes-meias, mais 38 famílias; seja numa vivenda geminada do bairro da Encarnação; ou numa moradia unifamiliar implantada num terreno de 300 m2, em qualquer localidade do país.
Mas daí até chegar à paranóia do sr Renato da Madeira, perdão, do morro, perdão, do rochedo da Pontinha, ex-ilhéu da Madeira... Vai uma considerável distância.

Pois o sr Barros veio à Feira da Ladra e aos alfarrabistas, e aí se muniu de armas, brasões, títulos e mais material de aristocratas arruinados ou tão genuínos como ele, mas falidos, que lhe “confirmassem” o título de “príncipe”.

E agora o “príncipe Renato I” quer proclamar, dentro de semanas, a independência do seu “principado”, o Forte de S. José da Pontinha. Para tanto já contactou todas as autoridades nacionais e regionais assim como a ONU e outras instâncias internacionais, designadamente a União Europeia.

Socorro-me da crónica divertida de Nuno Pacheco, ontem, no Público, para transcrever o intuito de Sua Alteza Real o Príncipe Senhor D. Renato I, declarado à agência Lusa: "No dia 31 de Dezembro do corrente ano, a partir das 24 horas, as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas serão fechadas ao trânsito de pessoas e mercadorias" exteriores aos seus domínios...

A vítima imediata de tal acção é a ilha da Madeira, mais precisamente a cidade do Funchal, no extremo oeste de cujo porto se ergue o penhasco, que será gravemente lesada com tais cortes das três vias de acesso ao “principado”.
E a economia do arquipélago, não digo que entre, de imediato, em colapso, mas será, por certo, fortemente penalizada.

Não faço a mínima ideia de qual será a atitude do inefável pontífice da região, mas tendo em conta a sensatez do guru e as suas repetidamente confirmadas boas maneiras, é mais que seguro que AJJ lhe dará a adequada resposta, talvez até em linguagem bem castiça e vicentina – se estiver para aí virado. Ou então liga-lhe tanto como aos acórdãos, pareceres e decisões do Tribunal de Contas.

Às mais instâncias, nacionais ou internacionais, creio que nem terão chegado as mensagens do anunciado novo “soberano”. Ou se perderam, pelo caminho, ou “caíram” – é o meu palpite.

Em última instância, o que Alberto João, na sua paciente e sempre virtuosa acção, é capaz de lhe fazer é mandar destruir o molhe que se construiu para ligar o penedo à ilha, nos setenta metros que os separam...
E o “príncipe” que compre um hidroavião ou um helicóptero.

Não sei se algum dos quatro cidadãos do seu “país” é psiquiatra ou neurologista, mas logo ali no Funchal, ou a uns bons pares de horas de helicóptero, o “príncipe” encontra-os com fartura.

O pesado degredo que é este mundo – que não o ilhéu da Pontinha para o seu “soberano” – é de vez em quando contrabalançado, na sua soturnidade, com episódios divertidos.
A vontade de rir não será nenhuma... Ah! Mas um sorriso aposto que se escapa a todos...




De notar que esta matéria já consta da Wikipédia. (E talvez por coisas destas, a outras acrescidas, é que, por vezes, é posta em causa a sua credibilidade). Além de que o “principado” tem, mais que várias referências, uma página na net.
Tal facto poderá parecer dar um ar de seriedade ao assunto. Mas não esqueçamos que há paranóias colectivas e móbeis particulares que depressa congregam invejáveis suportes.




3 comentários:

aminhapele disse...

Cá para mim,este vai ser o GRANDE FACTO POLÍTICO que,se o pessoal não se rir,irá mobilizar o nosso sentido patrioteiro:o AJJ vai clamar que não tem "fundos" para defender o território;os cubanos do contenente até deixam roubar o ilhéu;o governo terá que mandar os submarinos,as fragatas,os caças,os fuzileiros,os paraquedistas,os bombeiros e ambulâncias,etc. e arranjar um jovem espadaúdo que trepe o rochedo e lá ponha a bandeira...
Aquele mar só pode ser o cenário das próximas manobras da NATO!
D.Renato,após 3 ou 4 dias de negociações,transmitidas em directo pelos vários canais de televisão,sairá do rochedo com os dedos em V,apoiado por 14 psicólogos,35 assistentes sociais,um inspector do SEF,um representante de cada grupo parlamentar e um coro de criancinhas da Madeira que cantam:
BOM NATAL!!!
O Governo será repreendido por não ter convocado D.Renato para a Cimeira com África!
...

bettips disse...

...é quando o outro se cala no reinado, este proclama o principado! Somos um povo de poetas incompreendidos e "princi...piadas". Abç

aminhapele disse...

Dizem-me que a ASAE já fechou o "principado"...

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */