sábado, 22 de setembro de 2007

GUERRA DE CIVILIZAÇÕES

Vasco Pulido Valente retoma a matéria, abordada recentemente.

Não resisti, creio que a propósito, a uma mais abrangente abordagem do tema.

Na sua crónica de hoje, PV equaciona, assim, o problema: «a guerra de civilizações, que a “inteligência” ocidental» – tal como noutras eras as de outras longitudes – «persiste em pretender que não existe, entrou numa nova fase»: deixou de respeitar, apenas, ao mundo exterior para, dentro dos seus muros, alargar a acção vanguardista da jihad aos “exércitos apóstatas” e seus líderes.

VPV não se esquece de definir “a realidade básica” que sempre dominou tal âmbito de acção: «o extremismo é o único caminho para uma civilização falhada e o extremismo ganha
Extremismo de cariz religioso que a perversão do homem rapidamente arrasta para um outro de feição étnica.

Tal como ontem – desde as Cruzadas na baixa Idade Média, até à Inquisição (Santa Inquisição, recorde-se), que dominou a europa desde a alta Idade Média até à Idade Contemporânea, passando pela Idade Moderna e pelos alvores do séc XIX, extremismo que, ainda no segundo quartel do séc XX, toma a forma de limpeza e apuramento da raça (ariana) – igualmente hoje, as conhecidas acções da Al-Qaeda nos EUA, em Londres e em Madrid, mas igualmente em Bali, no Iraque e agora no Paquistão, contra o general Musharraf, refinam os contornos do mesmo irracional radicalismo.

“E o extremismo ganha” – fica a ressoar-nos na cabeça.
Inevitavelmente?
Fatidicamente?

Não creio.
A alguém caberá encontrar o antídoto capaz.
Mas deixe-se a análise dessa matéria a gente equilibrada. Nunca nas “mãos” de loucos.

Não é possível que a solução passe pela “lei de talião”, pura e dura...

2 comentários:

aminhapele disse...

O que terá isto a ver com A EXPULSÃO?!

Jorge Carreira Maia disse...

Caro JLF,

Aquela do Mendes e do Menezes foi a brincar. Aliás está indecidido, no post, o que será melhor argumento. Mas pelo que se está a passar, o melhor é encomendar as faixas de campeão para o FCPorto. Acabarão com 30 pontos de avanço?

Relativamente a este post, deixo aqui o link de uma conferência interessante sobre o assunto: http://blog.alexandredelvalle.com/archives/206-Intervencion-de-Alexandre-del-Valle-en-el-curso-La-democracia-frente-al-terrorismo.html

A mundo é um lugar cada vez mais mal cheiroso.

Abraço,
JCM

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */