EUA: Tiroteio em universidade deixa dois estudantes feridos
Dois estudantes ficaram hoje feridos com gravidade num tiroteio registado na Universidade de Delaware, Estados Unidos, que deixou uma aluna em risco de vida.
É a notícia.
Se não de todos os dias, de quase todos.
De hoje, por exemplo.
Os registos sucedem-se com uma cadência que, em qualquer outro país do mundo, seria preocupante.
Não na América.
Menos numa América de bushes e outros façanhudos rumsfelds e dickcheneys.
Em finais de Abril último recebi um mail de uma amiga acerca de um “fim-de-semana em família de americanos típicos”. Um pequeno vídeo era o anexo. A frase da Amélia, em letras garrafais, destacava-se, como único texto da mensagem:
«Depois admiram-se!!!»
Passei o vídeo, no N&R, em Maio.
Reponho-o hoje aqui, de novo: “públicas virtudes”
E uma vez mais sem substituir a sonorização própria da festa e da alegria que é todo aquele espectáculo: a crepitação das balas... O delírio da metralha... As efusivas e espontâneas manifestações do mais salutar e louvável regozijo...
Não nos iludamos: à parte uma ou outra manifestação de independência de espírito, em certos media, a verdade é que a grande, a enorme massa de americanos é forjada dentro deste espírito sublinhado pelo vídeo. Relembrado a cada passo pelos noticiários.
Talvez queiram, os nossos vizinhos de além Atlântico, convencer-nos (convencer-se, a eles mesmos, óbvio) de que se trata do culto da defesa.
Uma história, é que é.
De incontrolável – mal contida e indisfarsável – agressividade, isso sim.
Tão manifestos vícios privados, ensombram, obnubilam por completo algumas das propaladas públicas virtudes da norte-americana colectividade.
Não vale a pena que os “opinion makers” dos “States” continuem a focar a árvore. A floresta impõe-se.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário