07-09-2007 - 10:52Trabalho de risco
Estas são as mãos de um trabalhador que exerce uma das profissões mais sujas e perigosas do mundo. São de um trabalhador do porto de Bombaim, na Índia, sujas de um químico azul, não identificado, contra o qual não usa nenhuma protecção. Apesar de perigosa, esta é a única ocupação disponível para centenas de pessoas naquela cidade indiana. Trabalham ali meninos de 14 anos, descalços e sujos, que precisam daquele trabalho para sobreviver. Muitos trabalhadores morrem todos os anos ou ficam gravemente doentes. Foto: Arko Datta/Reuters (apud Público, id data)
Lendo, de novo, e fora do primeiro impulso, compreendi melhor.
Aliás, nem dúvida alguma oferece a leitura da legenda.
Arrepiante. Na crueza e na frieza da descrição.
Não há, já, alma que pasme: o mundo é muito mais, este, que aqui se deixa entrever, do que aquele que certos espíritos frívolos nos querem impingir.
Bom, mas o que de repente me trouxe aqui foi outra coisa.
O que, de imediato e apressadamente, li foi:
Trabalho de risco: estas são as mãos de alguém que exerce uma das profissões mais sujas do mundo.
Foi como os meus, já cansados, olhos leram, num primeiro instante. E aí protestei, no meu íntimo: como? Qual trabalho de risco? Como, ESSAS, as mãos de algumas das mais sujas profissões do mundo? Onde já se viram mãos, assim, num corrupto (activo ou passivo), num pedófilo, num governante que deixe morrer à fome os seus cidadãos? Como, assim, as mãos dum tirano que semeie a morte de concidadãos seus? Como, assim, as mãos dos poderosos que destilam ódio, que promovem a guerra, que espalham a morte, a fome, a dor?
Não, não são assim tais mãos...
Mas depois caí em mim e no texto. E vi melhor: não, não é bem desta, mas doutra não menos terrível realidade que se trata aqui.
Mas sempre do mesmo mundo cão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Que nunca as mãos lhe doam,JLF!
As mãos porcas são,de facto,as daquela corja que referiu.
Essas é que fazem "trabalho" sujo.
As mãos da corja são bem tratadas,por 50 manicures,habilitadas a fazer aquelas "manipulações" televisivas!
Essas,sim,são as mãos porcas:as que cobram os direitos humanos.
Enviar um comentário