quinta-feira, 16 de outubro de 2008

HISTÓRIA DA PUBLICIDADE – UMA AMOSTRA

A publicidade "transmite muito mais do que a divulgação de um produto", na afirmação de Luís Trindade, jovem (37 anos) professor de estudos portugueses do Birbeck College (Universidade de Londres), que se dispôs a levar por diante um projecto da história da publicidade. Recolheu, ele e a sua equipa, até ao início do Verão passado, cerca de 1500 anúncios de jornais e revistas (sécs XIX e XX) e, com algum sofrimento, escolheu menos de 200 para editar em livro.
Na publicidade - que segue uma lenta penetração -, o sucesso será facilitado através da aparência.
Por todos (que respeitam à promoção dos mais variados produtos), destaco de "Foi Você que pediu uma História da Publicidade?" (lançado pela editora Tinta da China na passada Segunda-feira, dia 13 do corrente mês) e do P2 da mesma data (de onde fiz esta síntese), o seguinte, porque bem característico de uma das mais importantes ilações que o autor tira de uma das principais características do séc XX: "a libertação feminina". Daí, vg, «se usar "a mais revolucionária das meias", as suas pernas ficarão esguias e bonitas (1966)». (Da mesma forma que a rapariga que usa soutiãs Triumph (1970) "insinua-se" com um à-vontade "no ambiente de trabalho" maioritariamente masculino).

E num destaque, ainda acerca da promoção daquelas meias, acompanhando a imagem, lê-se:



"o erotismo da publicidade
à "mais revolucionária das meias"
tenta seduzir mesmo a mulher bem-comportada,
que nunca deve sentar-se de pernas afastadas".
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Que dizer, então, da enormíssima e inesquecível cantora e pacifista norte-americana, filha de pais mexicanos, (e bem interessante, claro, nos seus promissores 26 anos) Joan Baez?

Perante esta foto (talvez promocional, mas sem essa intenção, como se verifica relativamente a muitas figuras públicas, e seguramente não publicitária), de 1967, Luís Trindade teria continuado: ... pernas afastadas ou ainda (a mulher) de tal modo ousadamente (para a época) vestida e sentada que tenha de as proteger (as pernas) como a ainda cantora, de voz poderosa e distintíssima (agora com 67 anos), o faz nesta foto.

As estorinhas (tão reveladoras, também, da evolução e revolução de mentalidades) da história da publicidade.
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(imagens retiradas do Público, com a minha homenagem e os merecidos créditos)
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1 comentário:

aminhapele disse...

Hoje,no Marmita,deixei a Joan Baez com o texto do P2.
É bom recordar e pode ser que sirva para memória futura.
Recordo que,nessa data,estava na "guerra a sério"...

 

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