terça-feira, 27 de novembro de 2007

DIFERENÇAS



Convém recordar:
um blogue é, sobretudo, um repositório de temas tratados
numa perspectiva estritamente pessoal.
Logo, onde cada um será tão transparente quanto pode ou quanto quer.


Uma coisa que por certo não me falta (entre tantas de que careço imenso) é capacidade de autoavaliação e autocrítica. Que pratico.

O jovem tem metade da minha idade, mas uma capacidade de análise, um saber, uma estruturação e uma profundidade de raciocínio, um conhecimento do mundo (político) (é historiador, ajuda bastante, é certo), um interesse de discurso que são o dobro, pelo menos, dos meus.

Não é só mais perfunctória, a minha análise. É mais rudimentar.
Pairo mais ao nível dum sentimento comum, que se prende com uma sensibilidade, tal como a dele, diferente da conservadora ou da neoliberal, na apreciação, mas mais primária. Cavalgo o escândalo das evidências sem curar tanto da etiologia dos acontecimentos.

Fica demonstrada, à saciedade, a diferença entre o crítico conhecedor, profundo, maduro, e o amador atrevido e menos consistente.
Seja: ouso comparar o trabalho do jovem Rui Tavares, hoje, no Público, sobre o significado de Anápolis, e o meu desabafo de ontem sobre o mesmo evento.
Penalizo-me pela minha insuficiência, orgulho-me da sua capacidade de crítica e clareza.



Curiosamente, na mesma edição daquele periódico encontro um trabalho de Randa Nabulsi que parece poder servir, de algum modo, de suporte àquele meu desapontamento e exteriorização.

Mesmo assim, há uma considerável distância entre o que eu ali (pre)sinto e o que afirma a mesma Delegada Geral da Palestina na sua crónica (“É tempo de uma paz justa”) quando confessa: “O tempo é inimigo da paz e, neste momento, em Annapolis, não deveremos perder tempo com relações públicas e fotos de família, mas sim pensarmos que é uma oportunidade a não perder no avanço do processo de paz e estabelecer datas definidas”.

Na verdade não tenho a mesma esperança que Randa Nabulsi. Mas estou absolutamente de acordo quando ela diz que “é tempo de se alcançar uma paz justa e duradoura na nossa tão sofrida região”.
Sem dúvida.

Para quando?

Sem comentários:

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */