segunda-feira, 19 de novembro de 2007

LA TRAVIATA - LIBIAMO, NE' LIETI CALICI...

E que tal acordar e ouvir Verdi?
É verdade, e uma vez mais LA TRAVIATA.



Trata-se de uma das árias mais conhecidas e talvez a mais popularizada da ópera La Traviata, "Libiamo ne’lieti calici", também conhecida como “cena do brinde”, do primeiro acto.

Este vídeo relembra a apresentação da ópera no Festival de Salzburg, num espectáculo dirigido por Willy Decker, em que nos principais papéis, de Violeta e Alfredo, estavam a russa Anna Netrebko e o mexicano Rolando Villazón, e em que a orquestra foi dirigida por Carlo Rizzi.

Recordo, muito sucintamente, o conteúdo do libretto de Francesco Maria Piave para a LA TRAVIATA de Verdi.
Trata-se da história, baseada no romance A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho, de uma leviana cortesã (la traviata/a transviada) e dos seus explosivos amores na Cidade das Luzes.
E o romance como nasceu?

Nascida Rose Alphonsine Plessis, a jovem um dia adoptou o nome de Marie Duplessis, por achar o nome mais elegante. De origem muito modesta, mas de rara beleza, aos 14 anos foi viver para Paris. Pouco depois, levada para a alta-roda da nobreza, pela mão de um duque, logo se tornou numa cortesã a quem nunca faltou amantes. Do seu romance com Alexandre Dumas sobrou, a este, inspiração para o seu mais celebrado romance. A Dama das Camélias foi ela, Marie Duplessis. Marie morreu aos 23 anos, tuberculosa, quando a beleza já só era uma memória de muitas memórias.

Os protagonistas do romance, Marguerite Gautier e Armand Duval, deram origem a Violetta Varéry e a Alfredo, da ópera de Verdi.
E o enredo será, sensivelmente, o mesmo.

1 comentário:

bettips disse...

Mais leve, desanuviando penas que são tantas! Cada vez mais, que o tempo passa breve...
Falei em "chocantes" por brincar (eu brinco muito com palavras): chocantes para outros legumes e frutos que estão habituados a ser comidos e não andam nestas andanças da "canalha" pequena. É isso e só. Acho as imagens lindas, coloridas, divertidas. Apolíticas (embora cor de laranja!). Abraço

 

Web Site Counter
Free Dating Services

/* ---( footer )--- */